A semana do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana do mês de junho, foi marcada por uma série de ações alusivas ao tema. Na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), uma das principais mudanças com relação ao uso de recursos naturais foi o fim da impressão dos projetos de lei e da ordem do dia e o acesso digital aos documentos. O projeto que permitiu tal mudança é de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV) em parceria com Rudolf ‘Polaco’.
Nesta segunda-feira (6), Stocco foi à tribuna do Legislativo para destacar as ações adotadas por seu mandato para preservação do Meio Ambiente – o parlamentar tem, ao menos, seis projetos de lei diretamente ligados à causa. “Aqui na Câmara conseguimos diminuir drasticamente o uso de papel nas sessões e agora precisamos avançar com essas iniciativas para as demais áreas do Poder Público e para a sociedade em geral”, explica Stocco.
O vereador do Partido Verde usa como exemplo o projeto de lei, já aprovado e sancionado, que prevê prioridade no uso de lâmpadas de LED em espaços públicos e obras públicas. “O novo trecho da avenida Carlos Cavalcanti, por exemplo, já é todo iluminado com lâmpadas de led que duram muito mais e gastam menos energia, agredindo os recursos naturais em uma escala menor”, explica o vereador do Partido Verde.
Um dos projetos de Geraldo trata de arborização da cidade. Stocco propõe que o corte de árvores só seja permitido no município mediante laudo técnico. Além disso, como forma de compensação o corte de cada árvore deverá ser sucedido pelo plantio de uma nova árvore, de acordo com as normas técnicas da Prefeitura. “Nossa cidade precisa avançar em arborização”, conta Stoco destacando que a cidade está entre as menos arborizadas do Paraná, ocupando a 335ª colocação nos dados de 2019.
[RELACIONADAS]Geraldo também é autor de projetos de lei que tratam de ações de proteção ao Meio Ambiente no consumo individual, mas não menos importante. Como a iniciativa que tratava do oferecimento de canudos biodegradáveis em bares e restaurantes da cidade – o projeto foi arquivado, mas Stocco estuda reapresentá-lo e rediscuti-lo com os vereadores.
Stocco ainda é autor de projetos de lei que tratam da instalação de ecotelhados (também conhecidos como telhados verdes) nos prédios públicos, da implementação de novas ciclovias na cidade, em parceria com a iniciativa privada. “Nossa proposta é que empresas possam implementar ciclovias na cidade em troca da exploração comercial dos espaços. É uma forma de diminuir a lacuna deixada pelo Estado neste setor”, defende Geraldo.
Na visão de Stocco, estes e outros projetos de lei podem contribuir com uma cidade mais sustentável a curto e médio prazo. “Quando falamos de meio ambiente e sustentabilidade precisamos pensar não só no plantio de árvores, como também na utilização de recursos naturais, como água, além de refletir sobre meio de transporte e a importância da ciclomobilidade neste contexto”, argumenta o vereador do Partido Verde.
O jornalista esportivo Léo Batista morreu neste domingo (19), no Rio de Janeiro. Um dos…
Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…
Instituto aponta que deverá haver um aumento da instabilidade atmosférica no sul do Brasil, o…
Sujeito resistiu com chutes e socos, acertando inclusive um guarda municipal. Desta forma, a equipe…
Hamas libertará 33 reféns israelenses. Já Israel deixará livre todas as mulheres e menores de…
Um dos ocupantes ficou em estado grave, enquanto outros dois tiveram lesões leves. Acidente ocorreu…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade