Categorias: Paraná

TCE-PR fiscalizará políticas para a população de rua

No próximo ano, o Tribunal de Contas vai fiscalizar as políticas públicas de proteção e ressocialização da população em situação de rua no Paraná. Inédita no estado, essa auditoria integra o Plano de Fiscalização 2024-2025, que reúne as ações prioritárias de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no biênio.

O planejamento dessa fiscalização foi iniciado no último dia 11, com uma reunião online entre servidores do Tribunal e representantes de conselhos municipais de quatro municípios – Curitiba, Londrina, Maringá e Araucária – e servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Seju-PR). No TCE-PR, estão envolvidos no trabalho servidores da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF), da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) e da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS).

Leia também Caso Isis: Justiça começa ouvir 18 testemunhas sobre o desaparecimento da adolescente grávida em Tibagi

 

A fiscalização faz parte da Diretriz Prioritária nº 35 do PAF em execução, que é voltada à área temática da Assistência Social. Seu objetivo é fiscalizar a gestão da proteção social especial em alta e média complexidade, incluindo a assistência à população em situação de rua.

Alguns convidados para a reunião inicial de planejamento da auditoria integram o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua (CIAMP), instituído, no âmbito da Seju-PR, pelo Decreto nº 2405/2015. A participação deles se deu na condição de integrantes do controle social em relação a essa política pública.

Com representantes da área governamental e da sociedade civil, o CIAMP é um instrumento de gestão intersetorial de caráter consultivo, propositivo e de monitoramento das políticas estaduais nessa área. “Além dos conselhos municipais de Assistência Social, nesse comitê há a participação de diversas outras áreas, como Educação, Saúde e Segurança”, explica o auditor de controle externo Joubert Brunatto Silva, gerente de Controle Social da CACS. No Paraná, há oito CIAMPs municipais constituídos – quatro dos quais já auxiliam o Tribunal na preparação dessa auditoria.

Controle social

“Essa parceria do Tribunal de Contas com o controle social é muito importante. De um lado, nossas auditorias ficam mais robustas e assertivas, porque agregamos conhecimentos de pessoas que trabalham com isso no dia a dia. Por outro lado, dá à sociedade organizada a oportunidade de conhecer mais de perto o nosso trabalho e de influenciá-lo, de modo a trazer ganhos para o cidadão”, avalia a coordenadora da CAUD, Vivianéli Araujo Prestes.

“Os membros de conselhos integrarão as fases de estudos preliminares, elaboração da matriz de risco e revisão da matriz de planejamento”, informa a auditora de controle externo Nayara do Amaral Carpes, servidora da CAUD e gerente do PAF Assistência Social. “É a primeira vez que o Tribunal promove o planejamento junto com os conselhos municipais, o que consolida o planejamento de auditoria do controle externo junto com o controle social”, completa Nayara.

O objetivo geral da auditoria será avaliar a implementação de políticas públicas municipais para a população de rua. Ao longo do planejamento serão definidos os objetivos específicos. Entre os temas possíveis, conforme já apontou o levantamento para o estudo preliminar, estão os serviços de assistência social e de cuidado mental para essa população; políticas de combate à insegurança alimentar, de geração de trabalho e renda, de moradia, de proibição de arquitetura hostil e de segurança para a população em situação de rua.

 

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Jogo “Heart Dungeon” é lançado com apoio da Lei Paulo Gustavo em Ponta Grossa

O jogo "Heart Dungeon", desenvolvido em Ponta Grossa, foi lançado com apoio da Lei Paulo…

% dias atrás

Polícia Civil de Jaguariaíva prende homem condenado por estupro

Polícia Civil de Jaguariaíva prende homem de 65 anos condenado a 12 anos por estupro…

% dias atrás

Menor é apreendido por tráfico de drogas no centro de Ponta Grossa

Adolescente de 14 anos é apreendido pela GCM em Ponta Grossa com drogas e R$…

% dias atrás

Justiça concede direito de resposta contra Mabel Canto

A justiça concedeu direito de resposta à prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, por propaganda…

% dias atrás

SENAI-SP apresenta Escola Móvel de Segurança no Trabalho

Durante a Fire Show, os visitantes terão a oportunidade de participar de demonstrações com um…

% dias atrás

InfinitePay lança solução de Pix parcelado

Para ajudar empreendedor a vender mais, nova funcionalidade une soluções do Pix e cartão de…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade