Categorias: Ponta Grossa

Trabalho infantil apresenta queda em Ponta Grossa

No dia 12 de junho comemora-se o Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. O Serviço de Abordagem de Crianças e Adolescentes, da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) apresenta um panorama do trabalho realizado em Ponta Grossa de combate ao trabalho infantil, nos últimos meses.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, ressaltou a importância de combater essa prática e garantir um futuro digno para as futuras gerações. Segundo ela, esta data é de extrema relevância para a reflexão e conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes.

“O trabalho infantil precisa ser combatido de forma incansável. Nossas crianças e adolescentes merecem ter acesso à educação, ao brincar e ao convívio familiar. É nosso papel enquanto sociedade garantir esse direito fundamental e criar um ambiente onde eles possam crescer de forma saudável e segura”, ressaltou a prefeita

A presidente da FASPG, Tatyana Belo, explica que para a Política de Assistência Social o trabalho infantil é entendido como uma violação de direitos, por isso a importância de divulgar o que é o e quais as formas de Trabalho Infantil, visto que historicamente essa situação de trabalho de crianças e adolescentes é vista de forma distorcida pela sociedade que muitas vezes enaltece e até incentiva essas situações.

“Realizamos no dia 6 deste mês, uma palestra com o objetivo de esclarecer os riscos do trabalho infantil e do trabalho irregular do adolescente, para evitar a exploração dessa mão de obra. Aproveitamos essa data para divulgar informações referentes ao Serviço Especializado em Abordagem Social de Crianças e Adolescentes, desenvolvido pela FASPG e em funcionamento no município desde outubro do ano passado.”, disse Tatyana.

Nestes meses, o serviço realizou 68 cadastros, sendo 33 em outubro, cinco em novembro, dez dezembro, cinco em janeiro, nove em fevereiro, dois em março e dois em abril, e dois em maio; sendo 44 do sexo masculino e 24 do sexo feminino. Grande parte das crianças abordadas e cadastradas residem no bairro Neves.

Thais do Prado Dias Verillo, diretora do departamento de proteção social especial, comenta que, de acordo com o levantamento, a quantidade de abordagem manteve uma média de 50, entre os meses de outubro a dezembro. Enquanto em 2024, chegou a 79 no mês de janeiro e 83 em fevereiro, baixando para 31 em abril e 26 em maio.

A redução acontece também na quantidade de pessoas abordadas. Nos meses de outubro a dezembro de 2023, foram efetuadas uma média de 30 abordagens referentes ao trabalho infantil. Já em 2024, no mês de janeiro chegou a 42 pessoas, reduzindo para 17 no mês de maio, de maneira gradativa.

“O número de abordagens, ele é o número total de abordagens feitas no mês, e o número de pessoas abordadas é diferente, pelo fato das mesmas pessoas poderem ser abordadas mais de uma vez durante o mês. A redução na necessidade de abordagens e da quantidade de pessoas abordadas demonstra que o trabalho realizado surte resultado prático, com a diminuição de casos na cidade”, explica Thais.

O Serviço de Abordagem de Crianças e Adolescentes funciona de segunda a sexta-feira das 13h às 20h e finais de semana e feriados das 9h às 17h, é ofertado de forma continuada e programada que realiza busca ativa em vias públicas como ruas, avenidas, praças, comércios, entre outros locais onde se identifique crianças e adolescentes em situação de trabalho e/ou mendicância, acompanhados ou não de um adulto.

Para denúncias, os munícipes podem entrar em contato pelo telefone de plantão: (42) 98882-5514.

Abordagens / trabalho infantil

Divulgação

Pessoas abordadas

Divulgação

Faixa etária / abordados

Divulgação

Leia mais: Contrato com a VCG é prorrogado por mais um ano pela Prefeitura de PG

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade