Em Castro, uma tradição que atravessou o século, a Caravana dos três Reis Magos, completa 111 anos de apresentação em janeiro de 2024. Por duas noites seguidas, 5 e 6 deste mês, a comitiva formada por 34 pessoas distribuídas entre coralistas, músicos tendo à frente os três Reis Magos – Baltasar (Marcos Renê Marques), Melquior (Jauri Matoski) e Gaspar (Jamil Prestes Santos) – vão visitar igrejas, asilo, capelas e nove residências previamente escolhidas.
Entre os templos religiosos que vão receber a Caravana estão a Paróquia São Judas Tadeu, a Capela Santa Terezinha, na Colônia Terra Nova, e a comunidade Santa Rita, no Tronco. Já entre as residências, em um total de nove, duas delas – localizadas no distrito de Vila Rio Branco – irão receber a visita da comitiva pela primeira vez.
O início dessa tradição secular data de 1913. A Caravana era formada por 12 homens, liderados, à época, por Deolindo Correia. Ligada a Epifania do Senhor, festa católica celebrada em 6 de janeiro, a Caravana dos Reis era a reunião desses homens, que percorriam as casas e ruas, levando a mensagem do nascimento do menino Jesus, com suas cantorias. Nas casas visitadas, a comitiva era recebida com festa, bebidas e muita comida.
Arlindo Correia, também foi outro incentivador e coordenador dessa tradição, por mais de meio século. De acordo com Nilceia Maria Zens, que hoje coordena o grupo, desde 1992 a Caravana recebe apoio da prefeitura e integra o calendário cultural/turístico do município. “No início, a Caravana só aceitava a participação de homens na sua comitiva. A partir de 1990, a figura da mulher passou a ser aceita para participar como coralistas”, lembra.
Ainda na década de 90, a Caravana dos três Reis Magos participava, também, de visitas em residências na vizinha cidade de Piraí do Sul.
Nesta sexta-feira (5), a Caravana dos Reis Magos inicia um roteiro de visitação, começando pela família Bongestab, próxima a Praça João Gualberto, a partir das 18 horas. Às 19h30, a comitiva segue de ônibus, cedido pela prefeitura, até a Capela Santa Terezinha, na Colônia Terra Nova. Depois, pela estrada velha, se dirige para a Capela Santa Rita, no Tronco, e visita ainda outras duas residências. No sábado, os Reis Magos se apresentam no Asilo São Vicente de Paula, às 18 horas.
Durante a celebração eucarística da Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz, a Caravana se apresenta para a comunidade, a partir das 19 horas. Na sequência, outras quatros residências irão receber a comitiva dos Reis Magos, encerrando essa tradição secular, que comove e encanta Castro, moradores e visitantes.
Leia também: Paraná realiza maior chamamento de professores após uma década. PG convoca 45 docentes
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade