Em Castro, uma tradição que atravessou o século, a Caravana dos três Reis Magos, completa 111 anos de apresentação em janeiro de 2024. Por duas noites seguidas, 5 e 6 deste mês, a comitiva formada por 34 pessoas distribuídas entre coralistas, músicos tendo à frente os três Reis Magos – Baltasar (Marcos Renê Marques), Melquior (Jauri Matoski) e Gaspar (Jamil Prestes Santos) – vão visitar igrejas, asilo, capelas e nove residências previamente escolhidas.
Entre os templos religiosos que vão receber a Caravana estão a Paróquia São Judas Tadeu, a Capela Santa Terezinha, na Colônia Terra Nova, e a comunidade Santa Rita, no Tronco. Já entre as residências, em um total de nove, duas delas – localizadas no distrito de Vila Rio Branco – irão receber a visita da comitiva pela primeira vez.
O início dessa tradição secular data de 1913. A Caravana era formada por 12 homens, liderados, à época, por Deolindo Correia. Ligada a Epifania do Senhor, festa católica celebrada em 6 de janeiro, a Caravana dos Reis era a reunião desses homens, que percorriam as casas e ruas, levando a mensagem do nascimento do menino Jesus, com suas cantorias. Nas casas visitadas, a comitiva era recebida com festa, bebidas e muita comida.
Arlindo Correia, também foi outro incentivador e coordenador dessa tradição, por mais de meio século. De acordo com Nilceia Maria Zens, que hoje coordena o grupo, desde 1992 a Caravana recebe apoio da prefeitura e integra o calendário cultural/turístico do município. “No início, a Caravana só aceitava a participação de homens na sua comitiva. A partir de 1990, a figura da mulher passou a ser aceita para participar como coralistas”, lembra.
Ainda na década de 90, a Caravana dos três Reis Magos participava, também, de visitas em residências na vizinha cidade de Piraí do Sul.
Nesta sexta-feira (5), a Caravana dos Reis Magos inicia um roteiro de visitação, começando pela família Bongestab, próxima a Praça João Gualberto, a partir das 18 horas. Às 19h30, a comitiva segue de ônibus, cedido pela prefeitura, até a Capela Santa Terezinha, na Colônia Terra Nova. Depois, pela estrada velha, se dirige para a Capela Santa Rita, no Tronco, e visita ainda outras duas residências. No sábado, os Reis Magos se apresentam no Asilo São Vicente de Paula, às 18 horas.
Durante a celebração eucarística da Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz, a Caravana se apresenta para a comunidade, a partir das 19 horas. Na sequência, outras quatros residências irão receber a comitiva dos Reis Magos, encerrando essa tradição secular, que comove e encanta Castro, moradores e visitantes.
Leia também: Paraná realiza maior chamamento de professores após uma década. PG convoca 45 docentes
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade