Categorias: Ponta Grossa

Tradicional ‘Festa do Divino’ ganhará as ruas neste domingo (19) em PG

Neste domingo (19), solenidade de Pentecostes, Ponta Grossa acompanhará a tradicional procissão em honra ao Divino Espírito Santo. A devoção, surgida em 1882, ganha notoriedade no ‘mês do Divino’, época em que se vivencia a solene liturgia que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e Maria.

Iniciada com as novenas, no dia 10, a festa reúne violeiros, crianças vestidas de anjos e devotos com suas bandeiras e estandartes. Entre os festeiros, grupos vindos de Matinhos, Curitiba e de cidades de Santa Catarina.

As novenas acontecem sempre às 15 horas, até este domingo. Este ano, as orações têm como intenção especial os povos do Rio Grande do Sul, de Israel, da Palestina, da Ucrânia e da Rússia. Essa semana, o pároco da Catedral Sant’Ana, padre Antonio Ivan de Campos celebrou uma das novenas e abençoou as medalhas e fitas do Divino.

Programação

No domingo, a Casa do Divino abrirá às 9 horas, com a venda de café, bolos e o conhecido pastel de carne, palmito, frango, queijo, pizza e banana. A saída da procissão em direção à Catedral está marcada para às 10h45, com a presença do bispo Dom Sergio Arthur Braschi e de 60 violeiros.

Às 11 horas, o bispo celebra missa. A partir das 12h30, começam as atrações musicais. À tarde, os festejos prosseguem com a venda de pastéis, bingo e lembranças do Divino.  A última das novenas vai acontecer às 15 horas, conduzida pelo Grupo do Divino.

“Duas caminhonetes, uma com violeiros e outra com os anjinhos, seguirá a procissão, que terá o nosso bispo, as bandeiras e os estandarte da Casa do Divino daqui, dos grupos de Roça Velha e de Mato Queimado, e a imagem original do Divino Espírito Santo, a que foi encontrada em 1882”, afirma Lídia.

A coordenadora conta que a festa acontece sempre próximo ao dia de Pentecostes no calendário litúrgico. “Também fazem na Paróquia do Espírito Santo e nós, sempre que podemos, participamos e ajudamos lá, mas a devoção tem um caráter mais popular, de festeiros, uma coisa mais interiorana. É a Casa do Divino que confecciona, por exemplo, a bandeira do grupo de Mato Queimado, que, este ano, realizará também sua festa no dia 19. Em Roça Velha, a festa foi dia 5 e devem ter participado umas 500 pessoas. O trajeto da procissão teve um quilômetro mais ou menos, até a Capela Bom Jesus”, lembra, referindo-se às localidades do distrito de Itaiacoca.

A Casa do Divino, antes da pandemia, enviava representantes às festas de Mato Queimado, Cerrado, Biscaia, Roça Velha. “Onde nos chamam a gente vai, até porque respondo pela coordenação da devoção na Diocese. Em Roça Velha, estava muito bonito e é muito bom essa união dos devotos. A devoção é forte lá. A devoção ao Divino Espírito Santo está enraizada no interior, por isso a Casa do Divino sobrevive há tanto tempo”, ressalta, lembrando que, em Guaratuba, a festa ocorre em julho e reúne cerca de trinta mil pessoas.

Leia também: Tradicional Festa do Divino ganhará as ruas no domingo em PG 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Prefeitura divulga programação do 2º Festival de Balonismo

Evento acontece dias 19, 20 e 21 de julho no Centro de Eventos e contará…

% dias atrás

Motociclista fratura a mão em acidente na Palmeirinha

Vítima foi encaminhada ao Hospital São Camilo pela ambulância do Siate; quando a equipe de…

% dias atrás

Polícia Federal indicia ex-presidente Jair Bolsonaro no ‘caso das joias’

O ex-presidente foi acusado de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Relatório da investigação…

% dias atrás

Após denúncias, município promete regularizar Hospital em Ipiranga

As denúncias foram divulgadas pelo Portal BNT na última semana (26) e correm em sigilo…

% dias atrás

Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025

Por meio do Pix por aproximação, o correntista poderá fazer a transferência instantânea sem sair…

% dias atrás

PG registrou apenas 13% da chuva esperada em junho. Mês foi extremamente seco no Paraná

Atuação de bloqueios atmosféricos, com formação de uma extensa massa de ar seca e quente…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade