Categorias: AgronegócioDestaque

Transforma Agro Paraná começa amanhã com a presença do governador

Nesta terça-feira (19), às 10h, a 1ª Transforma Agro Paraná abre suas portas em Ponta Grossa com a presença do governador Carlos Roberto Massa Junior que fará uma visita aos estandes e participará da abertura. O evento de seis dias oferecerá entrada gratuita e atrações diversificadas, incluindo um parque de diversões, exposição de animais e uma praça de alimentação.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que a Transforma Agro faz parte das celebrações dos 200 anos de Ponta Grossa e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

“A ideia principal é promover a discussão e a difusão desses conhecimentos e tecnologia que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa agricultura e pecuária. Mas, além disso, a Transforma Agro pretende envolver a comunidade dos Campos Gerais com atrativos para toda a família, que poderá visitar gratuitamente a feira, aproveitando a gastronomia disponível na praça de alimentação, o parque de diversões, as exposições de animais, a feira da agroindústria e o espaço da Maltaria Campos Gerais, que vai mostrar para os visitantes como funciona o processo de fabricação da cerveja, desde o plantio da cevada até a produção final.

Temos certeza que a 1a Transforma Agro Paraná vai movimentar a região, graças ao apoio das mais diversas entidades, associações e empresas da nossa região”, disse.

O destaque principal da feira será o agronegócio, com foco na divulgação e discussão dos avanços tecnológicos na agricultura, com a participação de diversas empresas dos setores agrícolas, industriais, comércio e serviços. Além disso, a programação incluirá palestras, workshops e vitrines tecnológicas.

Leia também: Governador virá a PG para a abertura do 1º Transforma Agro em setembro

Com mais de 200 expositores, o Transforma Agro pretende atender tanto aos produtores e especialistas quanto à comunidade em geral. A feira também abrigará a Assembleia Itinerante, um projeto do Poder Legislativo para ouvir as demandas da sociedade, que ocorrerá no dia 22 de setembro.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município, Bruno César Costa Pinto, ressalta a diversidade da programação e a conexão entre a comunidade e o agronegócio sustentável. “Com sua ampla gama de temas e atividades, o Transforma Agro Paraná 2023 promete uma experiência única que conectará a população com as raízes da cidade e os desafios modernos do agronegócio sustentável. Este evento histórico pode, sem dúvida, se tornar uma tradição nas futuras edições da feira, fortalecendo ainda mais os laços entre a comunidade e o setor agrícola.”, explica o secretário.

PROGRAMAÇÃO

Maltaria Campos Gerais

Uma das atrações do evento será o espaço destinado à Maltaria Campos Gerais. No local, que tem 48 metros quadrados, a maltaria vai demonstrar aos visitantes o processo de fabricação da cerveja “do Campo ao Copo”. Haverá palestras técnicas sobre o plantio e o mercado da cevada, mostrando a capacidade de produção que o Paraná possui. Dessa forma, os visitantes vão conhecer a importância da produção de matérias-primas essenciais para a indústria da cerveja.

Microcervejarias e Turismo

As microcervejarias terão uma participação especial na 1ª Transforma Agro Paraná. Com um espaço próprio, as cervejarias vão demonstrar o potencial de Ponta Grossa nesse segmento, com cervejas artesanais de alta qualidade, com sabores e estilos únicos. Nesse espaço estarão presentes as microcervejarias Koch, El Patron e Oak.

Os atrativos turísticos da região também terão uma participação importante durante o evento. No espaço destinado ao turismo dos Campos Gerais, os visitantes poderão conhecer as atrações turísticas, a cultura, a gastronomia e a rede hoteleira, fomentando o turismo de Ponta Grossa e dos demais municípios.

O espaço destinado ao turismo tem o apoio e a coordenação da Secretaria de Turismo de Ponta Grossa, Secretaria de Turismo do Estado, Adetur, Convention Bureau e Associação dos Municípios dos Campos Gerais – AMCG.

Agricultura e pecuária

Outro atrativo para o público serão as exposições de ovinos e bovinos, com mais de mil animais de várias raças. Durante a 1ª Transforma Agro Paraná haverá venda de matrizes e reprodutores de várias raças e julgamento por juízes especializados. Haverá também o pavilhão da agricultura familiar chamado “Sabores dos Campos Gerais”, espaço dedicado a produtores familiares com diversos produtos como doces, queijos, vinhos, geleias, embutidos entre outros.

Os setores da Indústria e do Comércio também terão um espaço para expor produtos e serviços diversos. Os stands terão a presença de empresas especializadas em vários segmentos da economia, prestando informações e serviços relacionados a diversos setores. O espaço conta com o apoio da Fecomércio, do Sindilojas, SENAC, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa – ACIPG.

Hackathon

A Transforma Agro Paraná estará realizando também um Hackathon, que será realizado nos dias 19 e 20 de setembro na Arena Transforma Agro, no Centro de Eventos e Centro Agropecuário de Ponta Grossa. A ação, que está sendo realizada pela prefeitura de Ponta Grossa, através do Vale dos Trilhos, com a coordenação do Sebrae, é voltada a estudantes universitários da região.

Mostra de startups

A 1ª Transforma Agro Paraná terá também uma mostra de startups com soluções para o agronegócio. O evento será realizado de 19 a 22 de setembro na Arena Transforma Agro, Todas as startups participantes farão seus pitchs para apresentar as soluções no stand do Sebrae, além de estarem disponíveis no espaço de startups. As inscrições também estão abertas e até agora já são 18 startups inscritas para o evento.

Assembleia Legislativa Itinerante

A 1ª Transforma Agro Paraná terá a presença da Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que visa proporcionar uma aproximação maior da população com o Poder Legislativo e as atividades parlamentares. Durante o encontro, que vai acontecer no dia 22, às 18 horas, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam a região receberão entidades do agronegócio, entidades de classe e membros da sociedade civil organizada para ouvir demandas e reivindicações.

Toda a programação e mais detalhes podem ser conferidos no site oficial do Transforma Agro Paraná.

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade