Categorias: Cidades

TRE-PR esclarece casos de eleitor que votou em lugar de outro

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recebeu questionamentos sobre casos de eleitoras e eleitores que não puderam votar porque outras pessoas já haviam votado e assinado o caderno de votação em seus lugares.

A Justiça Eleitoral explica que não há indício de fraude ou irregularidade nos casos apurados e que esse tipo de situação é decorrente de erro humano. 

A situação acontece quando a mesária ou mesário liberam para votar uma pessoa sem cadastro biométrico ou cuja biometria não foi reconhecida, mas, ao digitar o número do título no terminal, inserem os dados de outra pessoa, geralmente de eleitor ou eleitora cujo nome consta logo acima ou logo abaixo no caderno de votação. 

[RELACIONADAS]

A orientação do TRE-PR é que todas as ocorrências desta natureza sejam registradas em ata na seção eleitoral e reportadas imediatamente ao juízo eleitoral.

As eleitoras e eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, podem e devem votar no segundo turno, em 30 de outubro, caso estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Identificação do eleitorado

Devem ser feitas quatro tentativas para identificar a eleitora ou eleitor pelas digitais. Caso não seja possível, na quinta tentativa são feitos os procedimentos de liberação da urna sem biometria e colhida a assinatura da pessoa no caderno de votação.

O TRE-PR esclarece que mesárias e mesários passam antes da eleição por treinamento on-line e presencial, nos quais são orientados sobre todos os procedimentos da seção eleitoral, incluindo os cuidados na identificação do eleitorado. 

As orientações sobre a identificação de eleitoras e eleitores também constam do Manual do Mesário e serão reforçadas para o segundo turno. 

Documentos

Para votar, é necessário um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar com a versão digital do título, no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá. O aplicativo pode ser baixado ou atualizado até dia 29 de outubro, véspera do segundo turno.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Homem cai de altura de 4 metros enquanto reformava telhado de igreja de PG

Embora tenha caído de uma altura considerável, ele saiu praticamente sem ferimentos. A vítima sofreu…

% dias atrás

Corpo de assistente social desaparecido em PG é encontrado em rio da região

O corpo já estava em decomposição. O Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava fez o…

% dias atrás

Vítimas fatais de acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles são identificadas

Três jogadores da equipe de futebol americano do Coritiba morreram após o ônibus que levava…

% dias atrás

Cerca de 1,2 mil imóveis ainda estão sem energia em Ponta Grossa após temporal

Cerca de 22 mil casas estão sem luz na região Moradores de bairros como Olarias…

% dias atrás

Jovem que foi agredido e morto em Castro é sepultado. Mãe da vítima se posiciona sobre crime

Após o portal BNT publicar a versão da defesa do atirador, que alegou legítima defesa,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade