Categorias: Eleições 2024

TRE-PR testa novo recurso que será disponibilizado na urna eletrônica

Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) testou os novos recursos de acessibilidade da urna eletrônica com o auxílio do Instituto Paranaense dos Cegos. As atividades aconteceram no Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Liods). 

Para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora da votação, as urnas eletrônicas contarão com novos recursos de acessibilidade a partir das eleições de 2024. A principal novidade é a ferramenta de sintetização de voz, “Letícia”, que informa os cargos em votação, os números digitados e o nome da candidata ou candidato.

O eleitor Gilberto Yoshikazu Ozawa, técnico de informática, relatou sua experiência com o novo recurso. “Há a opção de aumentar o volume, mas não senti necessidade, porque está bem compreensível. Agora a urna também fala quem é o candidato para o eleitor confirmar, dando mais segurança ao voto. Sinto que as pessoas com deficiência vão se sentindo mais integradas com a acessibilidade, porque precisam de menos ajuda e podem votar em menos tempo”, declarou.

O presidente do Instituto Paranaense dos Cegos, Enio Rodrigues da Rosa, participou de todas as eleições e afirmou que após o teste vai utilizar o fone de ouvido para votar. “Pessoas cegas que estão lutando por direito e inclusão precisam participar do processo eleitoral, como candidatos, como mesários, votando, de todos os jeitos que a democracia permite”, disse. 

Segundo o secretário da Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Júlio Valente, que esteve presente nos testes, há algumas eleições a Justiça Eleitoral vem aumentando os recursos de acessibilidade da urna eletrônica, como o uso de Libras, e agora com a possibilidade de configuração do áudio.

Ele explicou que para as pessoas cegas que já informaram a sua condição à Justiça Eleitoral até o fechamento do cadastro eleitoral, no mês de maio, o áudio é habilitado automaticamente na urna. “Se não houver essa comunicação prévia, no dia da eleição, quando for votar, basta manifestar o desejo de utilizar um fone de ouvido e o mesário tem a possibilidade de liberar o áudio”, explicou.

Outros recursos de acessibilidade das urnas

Além da “Letícia”,  as urnas eletrônicas contam com o Sistema Braille e a identificação da tecla “5” (de forma similar ao teclado do telefone). Para auxiliar eleitoras e eleitores com deficiência auditiva, o equipamento conta também com um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela para informar os cargos que estão em votação no momento.

Com informações da TRE-PR

Leia também: Nova licitação do transporte público é tema de debate em reunião da ACIPG

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Polícia Civil apreende quase 1 tonelada de maconha em residência do PR

Policiais encontraram a maconha dividida em 1.072 tabletes. A droga estava sendo acondicionada no interior…

% dias atrás

Homem é flagrado dirigindo bêbado em vila de Castro e acaba preso

Equipe em patrulhamento visualizou um veículo circulando com as luzes apagadas e com escapamento aberto.…

% dias atrás

Extratos bancários terão termos padronizados a partir de segunda-feira (08)

Mudança vai abranger as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as…

% dias atrás

Identificado homem que morreu em colisão contra muro em PG. Sepultamento será nesta segunda (08)

Acidente aconteceu no amanhecer deste domingo (07) em Uvaranas. Vítima de 35 anos não resistiu…

% dias atrás

Indivíduo é preso após tentar furtar residência em plena luz do dia no centro de PG

Indivíduo invadiu uma residência e estava tentando furtar uma televisão. A moradora da casa flagrou…

% dias atrás

Homem morto a tiros durante velório é sepultado na região. Vereador suspeito do crime está foragido

O sepultamento aconteceu às 08h, no Cemitério de Reserva. O suspeito do crime, que é…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade