O governador Carlos Massa Ratinho
Junior, do Paraná, esteve reunido com o ministro da infraestrutura, Marcelo
Sampaio, para entendimentos finais para a contratação dos projetos preliminares
de implantação da Transbrasiliana. O governador confirmou que o último trecho
da BR-153 (Transbrasiliana) está perto de se transformar em realidade.
A pavimentação será de
aproximadamente 53 quilômetros, com início no distrito tibagiano de Alto do
Amparo, até Imbituva, no Centro-Sul do Estado.
O governo do federal vai custear
o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), previsto para
começar nos próximos dias. A perspectiva é a de a conclusão dessa fase acontecer
no primeiro semestre de 2003.
Esse é o único trecho que falta
dentro do Paraná para a Transbrasiliana ficar pronta. A estrada liga o Pará ao
Rio Grande do Sul e é a quinta maior rodovia do País, com mais de 3.850
quilômetros.
No Paraná, ela começa em
Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e vai até General Carneiro, na divisa com Santa
Catarina, no Sul.
Ratinho Junior lembrou que a
conclusão da Transbrasiliana é uma demanda antiga dos paranaenses. Ele cita que
os projetos iniciaram na década de 1960, mas nunca foram finalizados.
Atualmente, sem a pavimentação,
os motoristas precisam desviar a rota pelas BRs 373 e 276 para alcançar o outro
trecho pavimentado da Transbrasiliana, ampliando a distância e os custos. Com o
estudo e a futura pavimentação, a obra vai trazer um desenvolvimento ainda mais
acelerado para essa região do Paraná, afirma o secretário de Estado da
Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.
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