Categorias: Mundo

Trump muda regras e elogia segurança do sistema eleitoral do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou decreto que modifica o sistema eleitoral dos EUA com foco na prevenção de fraudes eleitorais. O texto menciona o Brasil como exemplo positivo na aplicação de sistemas de segurança nas eleições, especificamente o uso da biometria. Trump muda regras e elogia segurança do sistema eleitoral do BrasilTrump muda regras e elogia segurança do sistema eleitoral do BrasilTrump muda regras e elogia segurança do sistema eleitoral do Brasil

“Os Estados Unidos agora falham em aplicar proteções eleitorais básicas e necessárias empregadas por nações modernas e desenvolvidas, bem como por aquelas ainda em desenvolvimento. A Índia e o Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autodeclaração para a cidadania”, diz o documento.

Segundo o governo Trump, a ordem executiva visa fortalecer a verificação da cidadania dos eleitores, proibindo cidadãos estrangeiros de “interferirem nas eleições”. O decreto permite que os departamentos de Segurança Interna, de Estado e a Administração da Segurança Social forneçam acesso a bancos de dados federais aos estados para checar a cidadania dos eleitores.

Trump mencionou a necessidade de confirmação da cidadania, através de passaporte americano, documento de identidade válido ou identificação militar.

O decreto permite que os departamentos de Segurança Interna, de Estado e a Administração da Segurança Social forneçam acesso a bancos de dados federais aos estados para checar a cidadania dos eleitores. Trump mencionou a necessidade de confirmação da cidadania, através de passaporte americano, documento de identidade válido ou identificação militar.

Sistema eleitoral brasileiro

O sistema de biometria nas eleições do Brasil foi implementado para garantir maior segurança e agilidade no processo eleitoral, além de evitar fraudes. Eleitores se cadastram nas zonas eleitorais para coletar dados biométricos (impressões digitais, fotografia e assinatura).

Durante a votação, as urnas com sistema biométrico verificam a identidade do eleitor através das impressões digitais. Se as impressões digitais coincidirem, a urna confirma a identidade e permite a votação. Caso contrário, o sistema impede que o eleitor vote.

A biometria começou a ser implantada em 2008, e hoje atinge mais de 85% do eleitorado brasileiro. O avanço da tecnologia pode ser acompanhado em um painel online atualizado periodicamente pela justiça eleitoral.

Leia também  Prazo para envio de documentos do Revalida 2025 termina neste sábado

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Gumari Grill inaugura loja física em PG e surpreende pela qualidade no hamburguer e carnes grelhadas

Haburgeria Grill inaugurou sua primeira loja em Cará-Cará, oferecendo hambúrgueres artesanais e chuleta grelhada em…

% dias atrás

Operário vence Maringá nos pênaltis e conquista o Campeonato Paranaense de 2025 em final emocionante

Na final do Paranaense 2025, Operário e Maringá empataram em 1 a 1, mas o…

% dias atrás

Estudo Alerta: Vapores de Gasolina Aumentam Risco de Câncer em Frentistas

Estudo da IARC revela que vapores de gasolina aumentam riscos de câncer. Fenepospetro pede medidas…

% dias atrás

Vacinação contra a gripe em Castro começa dia 1º: saiba quem pode se vacinar e locais!

A vacinação contra a gripe em Castro começa dia 1º, com 3 mil doses para…

% dias atrás

Curitiba se despede de Oil Man: A icônica figura que deixou um legado ambiental inesquecível

Curitiba se despede de Nelson Rebello, o Oil Man, símbolo da cidade e defensor ambiental,…

% dias atrás

Condutora embriagada é flagrada na contramão em Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, mulher embriagada foi parada dirigindo na contramão. Com 0,66 mg/L de álcool,…

% dias atrás