Categorias: Política

TSE tem sistema de checagem de fake news em tempo real

As eleições de 2022 estão sendo marcadas pela grande quantidade de boatos e mentiras espalhados nas redes sociais para confundir o eleitor. As chamadas fake news tiveram aparição maciça no pleito de 2018 e agora continuam disputando espaço nas redes e nos noticiários com fatos e notícias verdadeiras. Para auxiliar o eleitor na identificação do que é verdade ou mentira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou espaços para checagem de fatos em tempo real.

O recurso está na página “fato ou boato”, do TSE. Logo ao abrir a página, o eleitor já encontra vários boatos desmentidos. Mas há também o espaço para busca de alguma checagem específica. Além disso, o tribunal conta com o chatbot, um assistente virtual da Justiça Eleitoral criado em parceria com o WhatsApp Business. Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via chatbot, é só acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou link) para receber imediatamente conteúdos verificados.

Caso o eleitor deseje conversar com o assistente virtual, basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp ou clicar no link wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem e começar a conversa.

Denúncias

Existe ainda a possibilidade de o cidadão realizar uma denúncia de notícia falsa recebida. Caso isso ocorra, é possível denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação, criado pelo TSE e em funcionamento desde junho de 2022. Pela ferramenta, cidadãs e cidadãos podem comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral. Também é possível denunciar números de telefone suspeito de disparo de mensagens em massa.

[RELACIONADAS]

Uma série de informações mentirosas – e consideradas absurdas por muita gente – já circularam durante estas eleições com o objetivo de interferir no resultado das urnas. Mesmo assim, o TSE tem desmentido informações como a de que eleitores do Espírito Santo não votaram antecipadamente para o segundo turno; que sistema do Tribunal Superior Eleitoral não foi invadido por hacker russos; e que é mentira que eleitor deve votar em determinado candidato à Presidência para validar prova de vida junto ao INSS.

“É hora de tomar bastante cautela antes de compartilhar qualquer conteúdo, mesmo que acredite seja verdadeiro. As fake news estão cada vez mais sofisticadas e com mais potencial de gerar grandes danos, já que a disseminação de desinformação tem impacto direto no ambiente democrático, aumentando a intolerância e a animosidade entre as pessoas”, alerta Vitor Monteiro, da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação e Fortalecimento Institucional do TSE.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Câmara de PG aprova desconto em tarifas de saneamento para igrejas e entidades públicas

Igrejas e templos religiosos não eram contemplados no texto original

% dias atrás

Ex-vereador é acusado de estupro em cidade do Paraná

Um ex-vereador de Marialva, Nelson Griitdner Neto, é investigado por estupro após denúncia de mulher…

% dias atrás

Família procura por jovem desaparecido em Ponta Grossa

Murilo Dubinski, de 23 anos, desapareceu após sair do trabalho e não deu mais notícias…

% dias atrás

GM flagra motociclista sem habilitação dirigindo de forma arriscada em PG

Equipe GRR Alpha flagrou o condutor realizando manobras arriscadas em via pública

% dias atrás

Parcela de R$ 1.000 do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta terça-feira (25)

Depósitos seguem até 27 de fevereiro, de acordo com a série dos estudantes e data…

% dias atrás

Pix por aproximação chega nesta semana; saiba como usar

O Banco Central do Brasil lança o Pix por aproximação em 28/02/2025, facilitando pagamentos instantâneos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade