A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na manhã desta quarta-feira (06), moradores da ocupação Ericson John Duarte. O objetivo da reunião foi agradecer o apoio da instituição às pessoas, por meio de projetos de extensão e pesquisa, desde que a ocupação começou, há dois anos.
Para o chefe do Gabinete da Reitoria, professor Rauli Gross, a universidade só tem sentido de existir se estiver trabalhando próxima da comunidade. “Também é muito importante essa união que estamos tendo, entre poder público e judiciário, para darmos a essas famílias algo que é direito garantido na Constituição, a moradia”.
Leia também: Ponta Grossa disponibiliza 2ª dose de reforço da vacina bivalente contra covid
Junto da Prefeitura de Ponta Grossa e Ministério Público, a UEPG atua no apoio aos moradores em diversas frentes – uma delas é o trabalho de loteamento e construção das casas, por meio da técnica de solo-cimento. O professor Edson Armando Silva, do Departamento de História, explica que o projeto trata-se de um processo de construção comunitária. “Ao final, teremos uma comunidade integrada, mais segura e saudável, sempre olhando pelos aspectos de segurança, saúde e educação”, conta. A expectativa é que as casas sejam entregues nos próximos anos. “Agora, nós estamos organizando as comunidades e vamos ter uma fase de marcar os lotes e construir as ruas. Estamos construindo uma fábrica de blocos de cimento e tijolo e todo insumo será feito dentro da comunidade”, completa.
Ao final da reunião, os moradores entregaram uma carta de agradecimento à Reitoria. Para o coordenador do Movimento Popular de Luta, Leandro Dias, é extremamente importante o fato da UEPG ter demonstrado apoio à comunidade desde o seu início. “Isso deu um peso muito forte no diálogo com o poder público. Agora, nós estamos muito confiantes em poder fazer o calçamento das ruas e as primeiras casas. Vai incentivar a surgir muito mais apoio a nós nesse período”.
Campanha solidária de Natal
Dezembro será marcado por atividades comemorativas na ocupação. A comunidade realizará uma festa de Natal, em 24 de dezembro, com lanche, entrega de brinquedos e atividades para as crianças. Em apoio às atividades, os projetos de extensão do curso de Jornalismo da UEPG realizam uma campanha solidária de Natal para arrecadar brinquedos (novos ou usados, em bom estado) até o dia 18 de dezembro. As doações podem ser levadas ao Departamento de Jornalismo, localizado no bloco C do Campus Central.
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade