Categorias: DestaquePonta Grossa

UEPG e moradores da ocupação Ericson Duarte celebram parceria de dois anos em projeto habitacional

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na manhã desta quarta-feira (06), moradores da ocupação Ericson John Duarte. O objetivo da reunião foi agradecer o apoio da instituição às pessoas, por meio de projetos de extensão e pesquisa, desde que a ocupação começou, há dois anos.

Para o chefe do Gabinete da Reitoria, professor Rauli Gross, a universidade só tem sentido de existir se estiver trabalhando próxima da comunidade. “Também é muito importante essa união que estamos tendo, entre poder público e judiciário, para darmos a essas famílias algo que é direito garantido na Constituição, a moradia”.

Leia também: Ponta Grossa disponibiliza 2ª dose de reforço da vacina bivalente contra covid

Junto da Prefeitura de Ponta Grossa e Ministério Público, a UEPG atua no apoio aos moradores em diversas frentes – uma delas é o trabalho de loteamento e construção das casas, por meio da técnica de solo-cimento. O professor Edson Armando Silva, do Departamento de História, explica que o projeto trata-se de um processo de construção comunitária. “Ao final, teremos uma comunidade integrada, mais segura e saudável, sempre olhando pelos aspectos de segurança, saúde e educação”, conta. A expectativa é que as casas sejam entregues nos próximos anos. “Agora, nós estamos organizando as comunidades e vamos ter uma fase de marcar os lotes e construir as ruas. Estamos construindo uma fábrica de blocos de cimento e tijolo e todo insumo será feito dentro da comunidade”, completa.

Ao final da reunião, os moradores entregaram uma carta de agradecimento à Reitoria. Para o coordenador do Movimento Popular de Luta, Leandro Dias, é extremamente importante o fato da UEPG ter demonstrado apoio à comunidade desde o seu início. “Isso deu um peso muito forte no diálogo com o poder público. Agora, nós estamos muito confiantes em poder fazer o calçamento das ruas e as primeiras casas. Vai incentivar a surgir muito mais apoio a nós nesse período”.

Campanha solidária de Natal

Dezembro será marcado por atividades comemorativas na ocupação. A comunidade realizará uma festa de Natal, em 24 de dezembro, com lanche, entrega de brinquedos e atividades para as crianças. Em apoio às atividades, os projetos de extensão do curso de Jornalismo da UEPG realizam uma campanha solidária de Natal para arrecadar brinquedos (novos ou usados, em bom estado) até o dia 18 de dezembro. As doações podem ser levadas ao Departamento de Jornalismo, localizado no bloco C do Campus Central.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Descobrindo o mundo através das janelas: Expedição acadêmica dos alunos do infantil 5

Alunos do Infantil 5 da Escola Jorge Rivadávia Vargas visitam a Antiga Prefeitura e a…

% dias atrás

Homem furta celular em igreja no Paraná após pedir comida; veja vídeo

Crime foi registrado por câmeras de segurança e suspeito foi preso em flagrante.

% dias atrás

Sanepar disponibiliza ponto de atendimento provisório na Santa Paula

Sanepar atende no Núcleo Santa Paula de 1º a 4/04, das 8h30 às 12h e…

% dias atrás

Estado oficializa Comandos Regionais dos Bombeiros em Maringá e Ponta Grossa

Ratinho Junior cria 4º e 5º Comando Regional, descentralizando a gestão e melhorando a distribuição…

% dias atrás

Bem cotado para o Senado, Ratinho deve insistir na presidência da República

Ratinho Júnior descarta o Senado e mira a presidência em 2026, buscando apoio de Bolsonaro,…

% dias atrás

Último dia para saque do prêmio da Mega-Sena da Virada de 2024

Ganhador da Mega da Virada em Osasco tinha até hoje (31/3) para sacar R$ 1,4…

% dias atrás