Categorias: DestaquePonta Grossa

UEPG e moradores da ocupação Ericson Duarte celebram parceria de dois anos em projeto habitacional

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na manhã desta quarta-feira (06), moradores da ocupação Ericson John Duarte. O objetivo da reunião foi agradecer o apoio da instituição às pessoas, por meio de projetos de extensão e pesquisa, desde que a ocupação começou, há dois anos.

Para o chefe do Gabinete da Reitoria, professor Rauli Gross, a universidade só tem sentido de existir se estiver trabalhando próxima da comunidade. “Também é muito importante essa união que estamos tendo, entre poder público e judiciário, para darmos a essas famílias algo que é direito garantido na Constituição, a moradia”.

Leia também: Ponta Grossa disponibiliza 2ª dose de reforço da vacina bivalente contra covid

Junto da Prefeitura de Ponta Grossa e Ministério Público, a UEPG atua no apoio aos moradores em diversas frentes – uma delas é o trabalho de loteamento e construção das casas, por meio da técnica de solo-cimento. O professor Edson Armando Silva, do Departamento de História, explica que o projeto trata-se de um processo de construção comunitária. “Ao final, teremos uma comunidade integrada, mais segura e saudável, sempre olhando pelos aspectos de segurança, saúde e educação”, conta. A expectativa é que as casas sejam entregues nos próximos anos. “Agora, nós estamos organizando as comunidades e vamos ter uma fase de marcar os lotes e construir as ruas. Estamos construindo uma fábrica de blocos de cimento e tijolo e todo insumo será feito dentro da comunidade”, completa.

Ao final da reunião, os moradores entregaram uma carta de agradecimento à Reitoria. Para o coordenador do Movimento Popular de Luta, Leandro Dias, é extremamente importante o fato da UEPG ter demonstrado apoio à comunidade desde o seu início. “Isso deu um peso muito forte no diálogo com o poder público. Agora, nós estamos muito confiantes em poder fazer o calçamento das ruas e as primeiras casas. Vai incentivar a surgir muito mais apoio a nós nesse período”.

Campanha solidária de Natal

Dezembro será marcado por atividades comemorativas na ocupação. A comunidade realizará uma festa de Natal, em 24 de dezembro, com lanche, entrega de brinquedos e atividades para as crianças. Em apoio às atividades, os projetos de extensão do curso de Jornalismo da UEPG realizam uma campanha solidária de Natal para arrecadar brinquedos (novos ou usados, em bom estado) até o dia 18 de dezembro. As doações podem ser levadas ao Departamento de Jornalismo, localizado no bloco C do Campus Central.

Fotos: Jéssica Natal
Fotos: Jéssica Natal
Fotos: Jéssica Natal
Fotos: Jéssica Natal
Fotos: Jéssica Natal
Fotos: Jéssica Natal
Fotos: Jéssica Natal
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Rodovias dos Campos Gerais terão obras e manutenção neste fim de semana

Obras nas rodovias podem causar lentidão, motoristas devem redobrar a atenção nos trechos em manutenção.

% dias atrás

Operação Força Total Brasil XII/AIFU resulta em prisões e apreensões em PG

Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia pela Guarda Civil Municipal para…

% dias atrás

Mulher morre em colisão frontal na BR-373

Após a remoção dos veículos e a limpeza da pista, o tráfego foi totalmente liberado.

% dias atrás

Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central

A Polícia Militar esteve no local para registrar o boletim de ocorrência e dar início…

% dias atrás

Casal é agredido na Vila Panamá em Ponta Grossa

A Polícia Militar esteve no local para coletar informações e investigar o caso.

% dias atrás

Casa é incendiada após discussão de casal no Recanto Verde

Bombeiros combatem incêndio em residência no Recanto Verde, moradora relata que fogo foi provocado após…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade