Categorias: Ponta Grossa

UEPG ganha novo curso de graduação presencial

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai ofertar um novo curso de graduação presencial. Por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a UEPG abriu edital para o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva. Trata-se de ação conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi-MEC).

São 30 vagas disponíveis para a graduação com aulas no período noturno, realizadas no Campus Uvaranas da UEPG, no Centro Integrar. O curso tem a duração de 4 anos, com 3.225 horas. Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode se inscrever, mas o preenchimento das vagas é preferencial para professores ou profissionais de apoio (tutores, assistentes de inclusão, entre outros) da rede de ensino. Além disso, os interessados não podem já possuir graduação em educação especial e é necessário possuir currículo cadastrado na Plataforma Freire.

As inscrições devem ser feitas de maneira online no site da UEPG (Prograd – Parfor), das 10h do dia 18 de julho até as 17h horas do dia 22 de julho de 2024. Entre os itens necessários para a inscrição estão um documento oficial com foto, a redação de uma carta de apresentação, conforme modelo disponível, documentos para candidatos que se autodeclaram negros ou para portadores de necessidades especiais, histórico escolar, currículo na Plataforma Freire e comprovante de vínculo como professor.

Segundo a Coordenadora Institucional do Parfor Edquidade da UEPG, professora Elenice Parise Foltran, o objetivo dessa nova graduação é formar professores(as) em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, bem como educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.

A Coordenadora da Licenciatura em Educação Especial Inclusiva da UEPG, professora Nelba Maria Teixeira Pisacco, destaca que o curso visa proporcionar formação profissional e social para a intervenção pedagógica junto a estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, em diferentes contextos e serviços de Educação Especial, para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, psicomotoras e sócio afetivas que contribuam para aquisição de conhecimentos escolares, culturais, sociais e do mundo do trabalho do público da Educação Especial. “O curso de graduação de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva da UEPG deverá assegurar ao egresso uma sólida formação geral, humanística, crítica e reflexiva, científica e profissional, pautada em princípios e valores éticos”, completa.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Nível mínimo em reservatório de água pode afetar abastecimento em 11 bairros de PG

Técnicos trabalham para equilibrar o sistema e a normalização do fornecimento de água está prevista…

% dias atrás

Motorista embriagado bate contra carro e deixa mulher ferida na cabeça em PG

No veículo atingido estava um casal e o filho de 1 ano e nove meses,…

% dias atrás

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade