A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou hoje (05) três novas clínicas odontológicas totalmente equipadas dentro do Bloco M. A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 1,2 mi, foi modernizada para oferecer um ambiente adequado às práticas de ensino e pesquisa de alunos e professores, bem como para aumentar a eficiência no atendimento à população.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, declara que este é um investimento importante que reforça os papéis de formação e assistência da Universidade. Para ele, “a troca de todas as clínicas da Odontologia é uma demonstração do investimento no ensino, na pesquisa e na pós-graduação de um dos cursos mais qualificados da Universidade Estadual de Ponta Grossa e que tem uma tradição muito grande”. Sanches Neto ressalta: “este é um compromisso também no atendimento à população, uma vez que essas clínicas atendem pessoas que procuram a nossa Universidade para tratamentos odontológicos”.
Leia também: Rua Dr. Paula Xavier recebe obras de recuperação de pavimento
Para o coordenador do curso de Odontologia, professor Bruno Orellana, “a modernização das clínicas 61, 62 e 25 é um importante passo para proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes e melhorar a qualidade do ensino, evitando transtornos de falhas nos equipamentos durante as atividades clínicas”. Além do mobiliário e equipamentos específicos odontológicos, as novas clínicas também dispõem de bombas a vácuo, “equipamentos fundamentais para os procedimentos cirúrgicos, que a partir deste ano, poderão ser ampliados nas clínicas odontológicas da UEPG”, explica o coordenador.
A reforma de três das sete clínicas da UEPG irá impactar diretamente 300 alunos de graduação, 60 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), além das centenas de pacientes que buscam diariamente atendimento gratuito em uma das 105 cadeiras odontológicas da Universidade. João Carlos Gomes, professor do curso de Odontologia e coordenador técnico e científico do projeto aprovado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), destaca que o investimento propiciou a aquisição de 45 equipamentos. “Esse é um novo patamar do curso de Odontologia da UEPG”.
O secretário da Seti, professor Aldo Nelson Bona, parabeniza a equipe do curso de Odontologia e a reitoria da Universidade por terem priorizado este investimento. “É um importante avanço de infraestrutura para o ensino, da graduação e da pós-graduação da UEPG, sobretudo para o atendimento à comunidade. São clínicas que foram montadas à época da estruturação do curso, e já há algum tempo demandavam equipamentos mais modernos e que melhor pudessem contribuir para a formação de excelentes profissionais, como a UEPG vem fazendo ao longo da História”, declara.
Stella Kossatz Pereira, chefe do Departamento de Odontologia (Deodon-UEPG), afirma que a modernização será peça-chave no atendimento à comunidade, uma vez que a extensão é um dos pilares do trabalho desenvolvido pela instituição. “O professor precisa atuar sempre nas três áreas básicas da universidade, que são: o ensino, a pesquisa e a extensão. A gente dá oportunidade pro aluno desenvolver essas habilidades. Então, essa modernização que foi realizada nas nossas clínicas é de suma importância, porque melhora a qualidade do ensino, melhora o local de atendimento para o paciente, para o professor atuar e nos dá condições de ter um atendimento muito melhor, de melhor qualidade à comunidade”, explica Stella.
Ulisses Coelho, professor e chefe-adjunto do Deodon, afirma que o curso de Odontologia da UEPG é conhecido por sua parte prática, que terá um significativo avanço juntamente com a reforma das clínicas, por conta da aquisição de equipamentos novos e modernos. “Essa prática clínica é o nosso carro-chefe”, diz ele. Além do mobiliário e de materiais para serem utilizados em pesquisas e no dia a dia das aulas, o investimento possibilitou a aquisição de equipamentos de última geração. “A UEPG vai ser a única universidade brasileira que vai ter todo o sistema de radiografia digitalizado, sem a utilização dos líquidos de revelação e fixação que eram usados antigamente, que têm todo um histórico de antiecológico e tudo mais”, celebra o professor.
Atualmente, os 105 consultórios odontológicos da UEPG atendem gratuitamente cerca de 35 mil pacientes por ano. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 42 3220-3142 ou comparecer à recepção das clínicas no Bloco M do Campus Uvaranas, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h.
Mulher alegou que teria sido golpeada com um soco e um cabo de vassoura pelo…
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade