Categorias: Ponta Grossa

UEPG recebe mais de 7 mil inscritos para Programa Bolsa Qualificação Cultural

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná (Secc-PR), encerrou a segunda fase de inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural, neste domingo (09), com 7160 inscritos. Das 12 mil vagas disponíveis no início do Programa, 8272 profissionais já se capacitaram nos 399 municípios do Paraná. As 3738 vagas serão preenchidas pelos candidatos que se encaixem nos critérios estabelecidos no edital.

“Esses artistas, trabalhadores da cultura, ao estarem conosco, também vão fazer parte da comunidade universitária nesse momento. A Universidade cumpre o seu papel toda vez que qualifica, dá formação e atua socialmente junto às comunidades”, salienta o coordenador geral do Programa na UEPG, Carlos Willians Jaques Morais. “O trabalho de diálogo e abertura da gestão da Universidade, com os diversos setores da sociedade, faz com que essas parcerias se materializem em oferta de cursos de excelência e em melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completa.

[RELACIONADAS]
O contemplado receberá uma bolsa de R$ 3 mil (em 3x de R$ 1 mil), para assistir aulas divididas em 3 módulos de 40 horas. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no Brasil. Os cursos oferecidos são da área de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos.
De acordo com Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura, o número expressivo de inscrições na segunda fase demonstra a importância do Programa no cenário pandêmico. “Com a Bolsa Qualificação, conseguimos conciliar o conhecimento a uma renda importante para os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura num momento em que a pandemia ainda traz seus impactos e incertezas”, afirma.
As aulas acontecerão na modalidade Ensino a Distância (EaD), porém, os interessados que não tiverem acesso à internet poderão solicitar material impresso à UEPG. Podem se inscrever trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural, que residam no Paraná, com idade mínima de 18 anos e atuação comprovada na área de, no mínimo, dois anos.
A UEPG deve divulgar o resultado das inscrições deferidas no dia 24 de janeiro. Mais informações estão presentes aqui.
Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Chuvas voltam a causar prejuízos e afetam 16 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Cerca de 367 pessoas estão em abrigos temporários e há outras 349 pessoas desalojadas neste…

% dias atrás

Adolescente de 15 anos morre em bairro de Ponta Grossa

Familiares da vítima acionaram as equipes após encontrarem a jovem sem vida. Caso aconteceu na…

% dias atrás

Suspeito de importunar sexualmente a própria filha de 4 anos é preso na região

Diligências tiveram início após um inquérito instaurado para apurar crime de "satisfação de lascívia" mediante…

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região neste sábado (28)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Bebê de 2 meses se afoga com leite materno e é salvo em Ponta Grossa

Durante a ida, os agentes repassaram todas as orientações pelo telefone para a mãe, que…

% dias atrás

FMS diz que irá apurar demora no atendimento em caso de trabalhador que faleceu

Atendimento teria demorado cerca de 50 minutos. Fundação Municipal de Saúde determinou a "apuração imediata…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade