Categorias: DestaquePonta Grossa

UEPG se despede do professor Alfredo José Zara, pioneiro da engenharia de materiais

Mais de 30 anos de dedicação ao curso de Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com esse legado de compromisso e de muitas vidas transformadas, a UEPG lamenta o falecimento do professor Alfredo José Zara, ocorrido neste sábado (23), aos 66 anos. O velório e sepultamento aconteceram em Pirassununga – SP.

Quando o curso de Engenharia de Materiais foi criado, o professor Zara estava lá. “Era um profissional extremamente sério, extremamente comprometido com o curso, fez parte da equipe fundadora e sempre se dedicou de maneira integral para que o curso de Engenharia de Materiais fosse que é hoje: uma referência internacional”, enalteceu o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “Pessoa discreta, extremamente dedicado a todos os seus amigos, alunos, orientandos, foi um profissional exemplar que engrandeceu a Universidade Estadual de Ponta Grossa”. Sobre o amigo, Sanches Neto destacou ainda o caráter humanístico e o apreço pela literatura. “Nos sentimos extremamente abalados com o falecimento precoce do professor Zara”, lamentou.

Leia também: Mamonas Assassinas – O Filme estreia hoje (28) nos cinemas

“Grande amigo, professor e ser humano”, definiu o colega Sidnei Pianaro, também professor do curso de Engenharia de Materiais. Discreto, o professor Zara deixou boas lembranças em quem conviveu com ele durante essas décadas de dedicação à UEPG. “Um excelente professor, uma mente brilhante. Uma pena”, lamentou nas redes sociais Glauco Luís Marques. A bibliotecária Maria Etelvina Wosiacki lembrou do início da Engenharia de Materiais. “Meus sentimentos à família do professor Zara”, desejou. “Foi meu vizinho e trabalhamos juntos na formação da biblioteca do curso”.

“Era um dos maiores conhecedores de corrosão no Brasil”, contou o amigo, professor Carlos Granado. Ele lembra que Zara foi o primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Materiais: “apesar de não ter perfil, ele aceitou o desafio”. Zara participou ainda do Conselho de Pesquisa e Extensão (Cepe), dos colegiados de curso e do Setor, e também do programa de Iniciação Científica. “O professor Zara era muito bem quisto por todos, considerado um dos com melhor didática no curso de Engenharia de Materiais. Foi várias vezes nome de turma, eleito pelos alunos por causa de suas aulas e por estar sempre disposto a ajudá-los”, relata Granado. “Fará muita falta ao curso, à UEPG e como amigo nesses 31 anos de convivência diária”.

Para além de materiais, de ensino e de ciência, Zara deixou um legado de humanidade. “Alfredo Zara era uma pessoa ímpar. Um ser humano discreto, reservado, mas raro e humano. Gentil, amigo e preocupado com o próximo, com o bem de todos. Era uma pessoa muito especial, daquelas poucas no mundo que marcam a vida de quem tem a oportunidade de conhecê-lo”, homenageou o amigo Douglas Migliorini. “Foi um privilégio ter convivido com ele. Fará muita falta, meu amigo”.

Fotos: Arquivo Pessoal
Fotos: Arquivo Pessoal
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade