Categorias: BrasilDestaque

Última superlua cheia do ano pode ser vista nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (15) poderá ser vista a última superlua cheia do ano, maior e mais brilhante, pois estará perto de seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da lua cheia vai variar conforme o fuso horário, mas no horário de Brasília a lua cheia vai brilhar mais intensamente às 18h28.Última superlua cheia do ano pode ser vista nesta sexta-feiraÚltima superlua cheia do ano pode ser vista nesta sexta-feiraÚltima superlua cheia do ano pode ser vista nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, o satélite estará a cerca de 361.867 quilômetros (km) de distância da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 km de distância do nosso planeta.

A lua cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua. Os observadores poderão notar uma Lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável, sem chuva e noite nublada.

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência, o termo superlua não tem uma base científica, isso porque a expressão foi criada por um astrólogo chamado Richard Nolle, que determinou que o termo “super” se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele. Contudo, o motivo para essa escolha de 90% não é claro. Por ser um termo não científico, há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define uma superlua. O termo se popularizou e a comunidade científica passou a adotá-lo como forma de aproximar a ciência das pessoas.

Ainda segundo Josina Nascimento, a superlua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova, perto do perigeu (ponto em que está mais perto da Terra), e aparece de uma a seis vezes por ano. No entanto, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica, e não circular. Assim, ao longo de sua órbita, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra. Quando está no ponto mais próximo da Terra, chamamos de perigeu, e no ponto mais distante, é chamado de apogeu.

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Ministro responsabiliza governo Bolsonaro por fraudes bilionárias no INSS: “engenharia criminosa”

Messias destacou que a administração anterior desmontou órgãos de controle como o próprio INSS e…

% dias atrás

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe mobiliza Unidades de Saúde em Ponta Grossa neste sábado (10)

A ação busca ampliar a cobertura vacinal contra a influenza em crianças, idosos e gestantes…

% dias atrás

CPI da Sanepar detalha relatório final das investigações; acompanhe

Relatório apresenta informações de quase dois meses de investigações. Acompanhe ao vivo a coletiva de…

% dias atrás

Daniel Dias visita Ponta Grossa para celebrar um ano do projeto “Nadando com Daniel Dias”

Multicampeão paralímpico participa de palestra e aula especial na Arena Multiuso com alunos e familiares

% dias atrás

Governador Ratinho JR exalta escolha do novo Papa: “Seu trabalho deve ser de proximidade aos pobres e marginalizados’’

O governador do Paraná destaca o compromisso social do novo Papa Leão XIV e defende…

% dias atrás

Veja de onde é o ganhador do prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná

Além dos prêmios principais, 100 consumidores foram contemplados com prêmios de R$ 1 mil cada…

% dias atrás