Mais uma vez, a Marquês de Sapucaí se apronta para receber as escolas de samba do Rio de Janeiro. Nesta segunda (20), mais seis agremiações do Grupo Especial vão desfilar na passarela do samba. Os enredos prometem, já que são dos mais variados e interessantes possíveis: desde os 100 anos da Portela, passando pela fé, Lampião, o bicentenário da independência e uma santa popular católica.
– Paraíso do Tuiuti –
A primeira delas é a Paraiso do Tuiuti que por pouco, não foi rebaixada para a Série Ouro. Para 2023, a agremiação do antigo bairro imperial de São Cristóvão preparou o enredo “Mogangueiro da cara preta”, centralizado na figura dos búfalos da Iha de Marajó. O desfile mostra como eles chegaram à Ilha, como é a relação dos moradores com os animais, e apresenta ao público o “Búfalo – Bumbá”.
– Portela –
A segunda escola a entrar na avenida é a Portela. E no ano em que completa 100 anos, o enredo não poderia ser outro: o seu centenário. “O Azul que vem do infinito relembra não só os grandes carnavais e enredos do passado, como também homenageia suas figuras mais ilustres. Um desfile que promete emocionar.
– Unidos de Vila Isabel –
Em seguida, vem chegando a Vila Isabel, com o enredo “Nessa festa, eu levo fé!”, um verdadeiro manifesto pela tolerância religiosa. O desfile faz um apanhado de diversas religiões e crenças e mostra como, desde os primórdios da história, as festas e a adoração estão atreladas.
– Imperatriz Leopoldinense –
Já a Imperatriz Leopoldinense vai levar Lampião para a avenida, com o enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”. A agremiação do bairro de Ramos, vai contar a história do temido cangaceiro Lampião e sua tentativa de entrar no inferno após a morte, frente à resistência do diabo que vê diante de si um homem pior que ele próprio.
– Beija-Flor –
A penúltima escola a entrar na Sapucaí este ano é a Beija-Flor de Nilópolis, que ficou com o vice-campeonato no ano passado. Com o enredo “Brava Gente!” a escola vai retratar o grito dos excluídos no bicentenário da Independência. A agremiação pretende ressignificar o sentido de independência, focando na revolta baiana de 2 de julho, quando os portugueses foram expulsos, havendo, enfim, um protagonismo popular.
– Viradouro –
E a despedida do carnaval 2023 será feira pela Unidos da Viradouro que vem embalada depois do terceiro lugar no ano passado. O enredo “Rosa Maria Egipcíaca” vai apresentar para a o público a história da africana que veio escravizada para o Brasil. Dotada de visões espirituais e considerada santa por alguns, ela passou a ser perseguida por religiosos e vigiada pela Inquisição da Igreja Católica.
Confira a ordem dos desfiles:
22h – Paraíso do Tuiuti
23h – Portela
00h – Vila Isabel
01h – Imperatriz Leopoldinense
02h – Beija-Flor de Nilópolis
03h – Viradouro
Todos os desfiles são exibidos pela TV Globo.
Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos
O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…
a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…
Serão mais de 12 horas de atividades, incluindo apresentações culturais, uma feira de artesanato e…
Jogos serão divididos em dois ginásios e ocorrem a partir das 8h30. Finais do Masculino…
A vítima foi encontrada por equipes do Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU) e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade