Categorias: Coluna

Uma chance de mudar o futuro: feedback e feedforward, por Lucas Gonçalves

Cada empresa, tem em sua cultura um formato definido para as sessões de feedback. Normalmente do gestor para o liderado, os quais, em grande parte, temem este momento e por vezes acreditam que será somente para apontar o mau desempenho. Porém, sabemos que quando bem aplicado, o reforço positivo combinado com direcionamentos claros, produzem grandes resultados.

Hoje há muitas formas de realizar este momento. Método sanduíche, 360º, positivo, etc. Se a empresa não tem definido um padrão, acredito no método simples, direto, com uma pitada de passado e futuro. Tá, mas o que isso quer dizer?

Uma das principais formas de manter o alinhamento das expectativas e nível de entregas dentro de uma empresa é implementando a cultura não só do feedback, como também do feedforward.

O objetivo do feedback é trazer um ponto de vista sobre alguma atitude/comportamento do colaborador sobre uma tarefa executada. Mas, muitas vezes nos concentramos demais em abordar somente os erros, sem nos dar conta que eles fazem parte do processo. Claro que é preciso pontuar atitudes desalinhadas, mas o mais importante é chegar em soluções para estes desalinhamentos. Para empresas como o Spotify é importante errar, mas perceber o erro e corrigir rápido, é fundamental.

Quando conseguimos analisar os pontos a melhorar podemos olhar para frente, aí vem o feedforward. Este, ajuda a preparar as pessoas através de ideias e sugestões focadas na resoluções de determinados problemas que venham a surgir no decorrer da trajetória tanto profissional quando pessoal.

Leia mais: A vida te deu um limão? Faça uma limonada (ou jogue na cara de quem te incomoda)

Eles carregam uma dose de otimismo, e ajuda no alinhamento das expectativas, assim no futuro estes apontamentos podem auxiliar na avaliação de quem recebe.

Combinar estas duas técnicas contribui e muito para mudar o futuro. Enquanto o feedback tem o foco nos acontecimentos passado, o feedforward mantém o foco no futuro, buscando cada vez mais o desenvolvimento, produtividade e engajamento do colaborador.

E ai, como sua empresa/você olha para o futuro?

Lucas Gonçalves

Minha carreira é definida pela habilidade de combinar tradição com inovação, isso resulta em estratégias de marketing e growth que normalmente excedem as expectativas convencionais. Tenho um histórico diversificado, com passagens por agências de publicidade, startups, incorporadoras, multinacionais e escritórios de cybersegurança, isso demonstra a minha versatilidade e capacidade de adaptação. Curioso, procuro antecipar algumas tendências. Tenho uma abordagem mais centrada na análise de dados e na criatividade, visando resultados que impulsionam o crescimento dos negócios.

Artigos recentes

Consulta ao 1º lote de restituição do IRPF 2025 pode ser feita a partir de sexta-feira

O valor total do crédito na região dos Campos Gerais é superior a R$ 53…

% dias atrás

Prefeitura de Carambeí inicia a entrega de uniformes escolares

Prefeitura de Carambeí entrega kits com 10 peças de uniforme para 3 mil alunos, reforçando…

% dias atrás

PG Masterplan: o que Ponta Grossa precisa fazer para ser uma cidade mais verde?

O Podcast Masterplan Ponta Grossa 2023 desta semana conta com a participação de Robson Klimionte,…

% dias atrás

CEI do lixo deve realizar série de oitivas nesta quinta (22); veja lista de possíveis depoentes

Cinco pessoas foram convidadas, entre elas a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) e o deputado…

% dias atrás

Governo do Estado firma parceria com Operário para investir R$ 1 milhão na categoria de base

O recurso foi viabilizado através da empresa Hexion ,fabricante de adesivos sustentáveis que atua em…

% dias atrás

Mãe espera quase três horas para atendimento em UPA de Ponta Grossa com criança vomitando

Segundo a mãe, ela chegou à unidade às 17h13 e só foi atendida por volta…

% dias atrás