Categorias: Eleições 2024

Única pesquisa que colocava Rangel na liderança é impugnada pela Justiça

A Justiça Eleitoral suspendeu a pesquisa de intenção de votos em Ponta Grossa divulgada, em 30 de setembro, pela empresa PPM – Pesquisa Planejamento Marketing. A pesquisa era a única que apontava o candidato Marcelo Rangel na liderança de intenção de votos, porém, a Justiça Eleitoral considerou que os resultados dos questionários não tiveram a devida conferência e fiscalização.

No documento oficial da Justiça Eleitoral, assinado pelo juiz Antônio Acir Hrycyna, aponta que a documentação da pesquisa “não se presta a qualquer conferência e fiscalização albergada pela justiça eleitoral. Isso porque os questionários encaminhados encontram-se incompletos, não sendo nem mesmo possível aferir acerca de qual pesquisa se referem; não constam os nomes do entrevistador e do coordenador; não constam as perguntadas estimuladas ou para segundo turno. Portanto, não há como avaliar se os dados foram realmente coletados ou, ainda, se a pesquisa realmente foi feita”, disse o juiz na decisão.

Leia também: Violência no pleito de 2024 é mais que o dobro da eleição passada

A decisão ainda determina que o candidato Marcelo Rangel, seu vice Sebastião Mainardes e a coligação do partido retirassem do ar as publicações da pesquisa. A liminar também determinou multa diária de R$ 200 mil em caso de descumprimento. A referida sondagem (registro PR-01995/2024 junto ao TSE) foi feita sob contratação da Politiza Paraná.

 Pesquisas legais apontam crescimento de Elizabeth
Por outro lado, nos últimos dias, quatro pesquisas apontaram que a candidata Elizabeth Schmidt (União Brasil) é quem irá para o segundo turno. Na quarta-feira (2), o Instituto Radar Inteligência divulgou os dados da pesquisa realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2024: o cenário mostra que a atual prefeita está na vice-liderança da corrida pela Prefeitura de Ponta Grossa e aumentou ainda mais a diferença em relação ao terceiro colocado. Na pesquisa estimulada, Elizabeth aparece com 24,5% das intenções de votos contra 22,2% do candidato Marcelo Rangel (PSD). Em primeiro lugar aparece a candidata do PSDB, Mabel Canto com 33,9%, enquanto na quarta posição está o candidato Aliel Machado (PV) com 15,2% das intenções de voto, e em quinto lugar Dr. Magno (NOVO) – com 4,2%.

Na quinta-feira (3), outras duas pesquisas mostram a força da candidata Elizabeth. A primeira do Multicultural aponta Elizabeth com 19,5% nas intenções de voto na pesquisa espontânea e 25,7% na pergunta estimulada. A candidata ficou na vice-liderança nesta pesquisa (Registro no TSE – PR-00466/2024 – Pesquisa realizada entre os dias 28 e 30 de setembro).
Já na pesquisa do Instituto 100% cidades, Elizabeth aparece com 23% da intenção de votos na pergunta espontânea e 23,7% na pergunta estimulada. A candidata Mabel aparece em primeiro lugar em ambas as pesquisas (Registro no TSE – PR- 00665 /2024 – pesquisa realizada entre os dias 1° e 2 de outubro).

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade