Moradores do bairro Costa Rica, em Ponta Grossa, estão enfrentando problemas de congestionamento devido à única saída e entrada do bairro.
A situação é agravada pela presença de uma rotatória no local. Scheila Schmutzler, moradora da região, denunciou a lentidão no trânsito na rua Valério Ronchi, que faz parte do contorno leste e é utilizada por caminhões de grande porte, dificultando ainda mais a fluidez do tráfego. “Faz fila na saída e depois, na rotatória também é mais uma disputa, se tiver hora para chegar ao destino é melhor sair mais cedo”, conta.
Outro morador do bairro, Edson Luiz Carvalho Pereira, reclama que a acessibilidade das ruas não acompanharam o crescimento das vilas. “Aqui só temos uma saída e como cresceu muito a população, estamos tendo dificuldades na saída, pois em horário de pico é muito complicado. Quando passa o trem piora ainda mais, já fizemos vários protocolos e até agora não tivemos retorno da prefeitura”, afirma.
Os congestionamentos ocorrem principalmente nos horários de maior movimento, afetando moradores das vilas Costa Rica, Panamá, Londres e outras próximas. Além disso, a situação prejudica o acesso de motoristas de aplicativos à região, que muitas vezes recusam corridas devido ao transtorno no trânsito.
Os moradores do bairro estão solicitando uma solução para o problema, buscando alternativas que melhorem a mobilidade e evitem o congestionamento constante. A concentração de veículos na estrada municipal Sebastião Bastos, onde ocorre o congestionamento, aliada à presença da rotatória, causa longos períodos de espera e dificuldades para entrar e sair das vilas.
Leia também: Prefeitura de PG convoca aprovados em concurso público. Confira os nomes
A falta de opções de acesso ao bairro Costa Rica e a sobrecarga na única rota disponível têm impactos negativos na rotina dos moradores. Diante dessa situação, os moradores esperam por medidas que proporcionem maior fluidez ao tráfego, garantindo uma mobilidade mais eficiente e reduzindo o congestionamento na área.
O portal Boca no Trombone entrou em contato com a prefeitura de Ponta Grossa, para pedir esclarecimentos sobre a situação e procurando saber se existe um planejamento para melhorar o fluxo na região. Em nota a prefeitura respondeu que segue trabalhando no intuito de viabilizar melhorias e listou algumas das medidas que estão sendo implantadas na região. Segue a nota na íntegra:
“Em relação à situação do trânsito na região do Costa Rica, a Prefeitura informa que segue trabalhando no intuito de viabilizar melhorias. A esse respeito, o Município informa:
1. Há um projeto doado em EIV para a duplicação do trecho inicial da Rua Valério Ronchi (entre a Carlos Cavalcanti e o viaduto sobre a ferrovia) já foi finalizado e aguarda recursos para liberação da licitação.
2. O projeto para duplicação do trecho final da Rua Valério Ronchi (entre o viaduto sobre a ferrovia e a ponte do Rio Verde) está em fase final e deve ser entregue ao Município em breve.
3. Com a conclusão do loteamento Jardim Royal no ano que vem, haverá um segundo acesso para os moradores do San Martin.
4. A Prefeitura está elaborando o projeto básico para uma ligação entre o Lagoa Dourada e a Rua Rio Cavernoso que também deve ser apresentado na sequência.”
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade