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UPA Santa Paula completa sete anos com mais de 2,1 milhões de atendimentos

Momentos de alegria, dedicação e muita superação. É assim que a técnica em Radiologia Andreia Pontes descreve o período em que atua na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula. Há sete anos trabalhando na unidade de urgência e emergência – desde a inauguração da UPA –, ela celebra a atual fase vivenciada pelos colaboradores e pacientes da unidade.
“Passamos por muitas vitórias, muitas conquistas, mas também por momentos difíceis. Por conta da pandemia, a UPA se tornou referência para tratamento da covid-19, e confesso que não foi nada fácil. Estamos passando por uma nova fase, novas mudanças, que foram bastante positivas. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, disse.

Alcance

Inaugurada em setembro de 2014, a UPA Santa Paula comemora sete anos de serviços prestados à população ponta-grossense. Nesse período, foram mais de 2,1 milhões de atendimentos. Nos últimos oito meses, a unidade acolheu mais de 21 mil pacientes com suspeita de covid-19. “É uma ferramenta de saúde fundamental no atendimento da população ponta-grossense. Através do serviço realizado na estrutura da UPA, conseguimos distribuir melhor os fluxos de atendimentos e  encaminhamentos de pacientes”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Rodrigo Manjabosco.  

Desde 31 de maio deste ano, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania –  assumiu a gestão administrativa e operacional da unidade. A UPA é coordenada pela FMS e é vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde.

“Iniciamos a gestão da UPA Santa Paula no final de maio e, a partir de então, implantamos processos, políticas e protocolos bem definidos e compartilhados com a equipe para mitigar riscos e reduzir erros. Aplicamos um sistema de gestão que prima pela segurança do paciente por meio de uma assistência humanizada e qualificada”, explicou Evane Corbacho, presidente do ISAC.

Balanço

Entre os meses de junho a agosto deste ano, a UPA Santa Paula fez cerca de 34 mil atendimentos. Desse total, foram mais de 3,4 mil acolhimentos com classificação de risco, 4,2 mil atendimentos médicos e mais de 15 mil procedimentos de apoio diagnóstico, como exames laboratoriais e de radiografia. “Nosso objetivo é acolher os  pacientes e fazer com que eles saiam satisfeitos pelo bom atendimento”, explicou Rhaíssa Paz, diretora-geral da UPA Santa Paula.

Atendimento humanizado

O aposentado Arlindo Campos deu entrada na unidade de emergência com suspeita de covid-19. Acolhido de maneira humanizada, ele agradeceu pelo cuidado da equipe. “Fui muito bem atendido. Recebi toda atenção possível. Atendimento excelente, supriram todas as necessidades que apresentei e não mediram esforços para me manter confortável. Agradeço a todos”, afirmou.

Para proporcionar a melhoria contínua dos fluxos e processos dentro da unidade, o ISAC implantou o UPA Day. A ferramenta visa consolidar a Trilha Vital, modelo de governança assistencial focado na assistência segura, humanizada e de qualidade. Os encontros são diários e duram cerca de dez minutos, contribuindo para a interação entre as áreas das unidades, bem como para minimizar riscos.

“É um momento importante de integração de todas as áreas da unidade. Também podemos dar sugestões e entender melhor sobre o papel de cada setor, da higienização, recepção até o consultório médico, para que o atendimento seja o melhor possível para o paciente”, disse Edna dos Santos, auxiliar de Higienização e Limpeza.
Avanços

Além do UPA Day, a atual administradora da UPA Santa Paula implementou uma série de melhorias para assegurar uma assistência mais qualificada. Uma nova plataforma de ensino à distância para a atualização contínua dos profissionais, padronização dos processos para mitigação de riscos, implantação de indicador de acurácia da farmácia que assegura a utilização racional de insumos, bem como os novos fluxos na rouparia e protocolos de segurança que garantem maior fluidez, agilidade e qualidade dos atendimentos.

“Conseguimos implementar melhorias nos processos e a capacitação constante das equipes. Com isso, conseguimos reduzir os riscos das atividades e construir soluções imediatas para resolução ágil. O resultado é percebido pelos nossos beneficiários por meio de uma assistência cada vez mais qualificada, eficiente e pautada na humanização”, explicou Rhaíssa Paz.

Reconhecimento

Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o ISAC desenvolve uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.

Amanda Simionato atuava como auxiliar de higienização na UPA Santa Paula. Após passar por um processo seletivo interno, ela foi promovida e hoje atua no setor de recepção. “Me senti valorizada em perceber que meu trabalho está sendo reconhecido. Isso me estimula a continuar fazendo o meu melhor para continuar crescendo dentro do Instituição”, explicou a recepcionista.

Cuidados

Os colaboradores da UPA Santa Paula contam ainda com suporte psicológico para apoio à saúde mental. Programas como o “Sinta-se Bem”, com incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, Destaque do Mês, que avalia o desempenho dos profissionais, e a celebração dos aniversariantes do mês também auxiliam na melhoria do clima organizacional e satisfação dos trabalhadores, consequentemente, assegura uma assistência mais qualificada e humanizada.

“Precisamos cuidar, valorizar, qualificar, nos dedicar ao nosso time. Acreditamos que a excelência só é alcançada se as mãos estiverem sempre juntas com todos se apoiando. Só caminhamos para frente em equipe”, reforça Lorena Rodrigues, gestora de Gestão de Pessoas ISAC.

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