Neste sábado (26), às 9h, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoverá a cerimônia de escolha pelas entidades fiscalizadoras e, se necessário, o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas no segundo turno das Eleições 2024. A solenidade, aberta ao público, será realizada no auditório do edifício-sede, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
No segundo turno, realizado em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, serão testados 16 equipamentos. Do total, sete passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, na Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR); um, pelo Teste de Integridade com Biometria, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e oito, pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, nos próprios locais de votação.
Para o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, a CAVE, em comum acordo com as entidades fiscalizadoras, conforme reunião realizada no dia 18 de outubro, dividirá os municípios em grupos, a fim de assegurar a representatividade regional das Seções Eleitorais que participarão da auditoria, conforme previsto o artigo 60 da Resolução TSE n° 23.673/2021. Dessa forma, serão escolhidos ou sorteados quatro equipamentos instalados em locais de votação de Curitiba (um com biometria na PUCPR), dois de Londrina e dois de Ponta Grossa.
Também foi aprovada, em reunião no dia 4 de setembro com as entidades fiscalizadoras, a lista de Seções Eleitorais que não poderão ser sorteadas ou escolhidas para auditoria por estarem instaladas em locais de difícil acesso (colégios adventistas, ilhas e reservas indígenas) e cujo tempo de deslocamento para a sede do Cartório Eleitoral é superior a uma hora.
Após a cerimônia, as urnas eletrônicas escolhidas ou sorteadas para o Teste de Integridade – já instaladas nos locais de votação, prontas para serem utilizadas no dia seguinte pelas eleitoras e pelos eleitores – serão substituídas por outras de contingência e transportadas até a sede do TRE-PR, em Curitiba, onde permanecerão sob vigilância da Polícia Federal.
Leia também Poupança Premiada Sicredi sai para Ponta Grossa
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade