Categorias: Brasil

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou hoje (22) que iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue. Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a dengue neste ano.

O problema é a fabricação da vacina Butantan-DV ganhar escala de produção para chegar a uma centena de milhões. “O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan, divulgada em dezembro, é de fornecer um milhão de doses neste ano; e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.

A entrega das doses só poderá ocorrer após a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa no momento os documentos apresentados sobre os imunizantes. Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.

A Butantan-DV será uma vacina em dose única. Segundo a ministra, os estudos clínicos apontam “uma excelente eficácia”, mas enquanto não está disponível na escala desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta quarta-feira (22) à tarde, em Brasília, a ministra Nísia Trindade se reúniu com representantes de conselhos, da sociedade civil, instituições de saúde, associações e especialistas para discutir e alinhar estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, antes da volta das aulas nas escolas públicas, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação vão retomar iniciativas do programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios brasileiros, para ter as escolas como espaços livre da dengue.

Entre as medidas, além da informação e mobilização das comunidades dentro e ao redor dos colégios, está prevista a borrifação nos prédios escolares de um inseticida com ação prolongada contra o Aedes aegypti.

Leia também: Vídeo: Homem é flagrado levando corpo da mãe morta em cadeira de rodas no RJ

Fabiano Blageski

Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.

Artigos recentes

Homem com mandado de prisão é flagrado pela GM empurrando carrinho na madrugada em PG

GM prende homem com mandado de prisão em Boa Vista, PG, após abordagem na madrugada.…

% dias atrás

Presidente da Câmara de Ponta Grossa inicia série de encontros com instituições

Julio Kuller inicia visitas institucionais em Ponta Grossa, estreitando laços com a OAB e lançando…

% dias atrás

Família busca por Kira, cachorrinha desaparecida em Ponta Grossa

Kira, cadelinha sumida em Uvaranas, PG, é procurada pela família. Recompensa oferecida. Informações: (42) 9…

% dias atrás

Entenda como vai funcionar o projeto Turismo nas Escolas nos Campos Gerais

Ao todo, 11 municípios já aderiram ao projeto. Iniciativa visa trabalhar o turismo estadual, regional…

% dias atrás

Tibagi cancela carnaval 2025 para priorizar reconstrução após chuvas

Tibagi cancela Carnaval 2025 após chuvas devastadoras. Recursos serão usados em ações emergenciais e infraestrutura.…

% dias atrás

Vídeo: Homem é flagrado levando corpo da mãe morta em cadeira de rodas no RJ

Homem é flagrado no RJ levando corpo da mãe, de 100 anos, em cadeira de…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade