Trabalhadores do transporte coletivo da Viação Campos Gerais (VCG) entraram em contato com o Portal BnT informando uma nova leva de demissões nesta quarta-feira (13). A VCG confirmou o fato e informou que 58 funcionários estão sendo desligados do quadro de transporte coletivo.
A empresa ainda disse que a ação está “dentro do que já foi divulgado”. Nesta segunda-feira (11) divulgamos a lista das linhas da VCG que deixaram de operar com a presença do trocador a partir de hoje (13). No dia, a empresa alegou que os funcionários não iriam ser demitidos, apenas seriam retirados das linhas mencionadas.
Nesta manhã, o Portal BnT recebeu um trabalhador que acabou de receber a demissão, com 10 anos de trabalho prestados para a empresa. O homem, que prefere não se identificar, relatou que os funcionários estão sendo injustiçados e que, assim como hoje, haverá mais demissões de trocadores.
O grupo demitido foi chamado para uma explicação, a VCG alega que as medidas estão sendo tomadas de acordo com a nova adequação dos ônibus. O, agora, ex-funcionário, contou que muitos dos motoristas estão cogitando sair da empresa por não aguentar a carga de trabalho com a dupla função.
Outro ponto bastante discutido pelos colaboradores, e trazido à tona pela fonte, é a falta de apoio do Sintropas, sindicato que representa os trabalhadores do transporte coletivo de Ponta Grossa. O homem destacou que o sindicato não está ao lado dos trocadores neste momento, fazendo com que se sintam desvalorizados e decepcionados com a atuação.
“No final quem sente é a população. A pressão em cima dos motoristas será muito maior. E, como já se tem falado pelos corredores, haverá muito mais demissão ainda”, disse o colaborador.
Entramos em contato com o Sintropas que explicou que com a alteração da Lei Municipal 7.018, a nova lei do transporte coletivo, aprovada pela Câmara e sancionada pela prefeita, foi extinta a obrigatoriedade dos trocadores/cobradores, nos ônibus do transporte público de Ponta Grossa.
Mas o Sindicato informou que trabalha para garantir todos os direitos trabalhistas dos afetados em possíveis demissões, provenientes da alteração da nova lei do transporte coletivo. “O Sintropas garantiu que todas as verbas rescisórias serão pagas imediatamente no ato do desligamento dos trabalhadores, pois temia que a empresa não conseguisse arcar com o custo das demissões”.
“O Sintropas levou para a categoria em assembleia, realizada em dezembro de 2023, a proposta da Viação Campos Gerais (VCG) prevendo a desmobilização dos trocadores do transporte público e a pauta foi aprovada por ampla maioria dos presentes”, completou a nota.
Por fim, o Sintropas destacou que luta incessantemente para evitar que os motoristas assumam a dupla função de cobrador e motorista. Entramos em contato com a VCG para um posicionamento oficial e seguimos no aguardo.
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade