Categorias: Ponta Grossa

VCG demite 58 funcionários nesta quarta (13); Trabalhadores se sentem injustiçados

Trabalhadores do transporte coletivo da Viação Campos Gerais (VCG) entraram em contato com o Portal BnT informando uma nova leva de demissões nesta quarta-feira (13). A VCG confirmou o fato e informou que 58 funcionários estão sendo desligados do quadro de transporte coletivo.

A empresa ainda disse que a ação está “dentro do que já foi divulgado”. Nesta segunda-feira (11) divulgamos a lista das linhas da VCG que deixaram de operar com a presença do trocador a partir de hoje (13). No dia, a empresa alegou que os funcionários não iriam ser demitidos, apenas seriam retirados das linhas mencionadas.

Nesta manhã, o Portal BnT recebeu um trabalhador que acabou de receber a demissão, com 10 anos de trabalho prestados para a empresa. O homem, que prefere não se identificar, relatou que os funcionários estão sendo injustiçados e que, assim como hoje, haverá mais demissões de trocadores.

O grupo demitido foi chamado para uma explicação, a VCG alega que as medidas estão sendo tomadas de acordo com a nova adequação dos ônibus. O, agora, ex-funcionário, contou que muitos dos motoristas estão cogitando sair da empresa por não aguentar a carga de trabalho com a dupla função.

Outro ponto bastante discutido pelos colaboradores, e trazido à tona pela fonte, é a falta de apoio do Sintropas, sindicato que representa os trabalhadores do transporte coletivo de Ponta Grossa. O homem destacou que o sindicato não está ao lado dos trocadores neste momento, fazendo com que se sintam desvalorizados e decepcionados com a atuação.

No final quem sente é a população. A pressão em cima dos motoristas será muito maior. E, como já se tem falado pelos corredores, haverá muito mais demissão ainda”, disse o colaborador.

Entramos em contato com o Sintropas que explicou que com a alteração da Lei Municipal 7.018, a nova lei do transporte coletivo, aprovada pela Câmara e sancionada pela prefeita, foi extinta a obrigatoriedade dos trocadores/cobradores, nos ônibus do transporte público de Ponta Grossa.

Mas o Sindicato informou que trabalha para garantir todos os direitos trabalhistas dos afetados em possíveis demissões, provenientes da alteração da nova lei do transporte coletivo. “O Sintropas garantiu que todas as verbas rescisórias serão pagas imediatamente no ato do desligamento dos trabalhadores, pois temia que a empresa não conseguisse arcar com o custo das demissões”.

O Sintropas levou para a categoria em assembleia, realizada em dezembro de 2023, a proposta da Viação Campos Gerais (VCG) prevendo a desmobilização dos trocadores do transporte público e a pauta foi aprovada por ampla maioria dos presentes”, completou a nota.

Por fim, o Sintropas destacou que luta incessantemente para evitar que os motoristas assumam a dupla função de cobrador e motorista. Entramos em contato com a VCG para um posicionamento oficial e seguimos no aguardo.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Autorização do IBAMA destrava obra da Ponte Preta

A Ponte Preta liga os municípios de Ponta Grossa e Carambeí, nos Campos Gerais; a…

% dias atrás

Complexo Esportivo em Piraí do Sul recebeu mais de R$ 3 milhões em investimentos

Novo espaço foi inaugurado no dia 27 de março e contou com investimentos do Governo…

% dias atrás

UEPG soma R$ 174 milhões em licitações, diz reitor

Miguel Sanches Neto ressalta captação recorde de recursos e a parceria com diferentes grupos políticos…

% dias atrás

Sala do Empreendedor de Ponta Grossa recebe Selo Ouro em qualidade de atendimento

A premiação reafirma o compromisso do município em proporcionar suporte qualificado aos microempreendedores individuais

% dias atrás

Colheitas de soja e milho ultrapassam 95% das áreas plantadas no Paraná

A expectativa de produção para a soja está mantida em pouco mais de 21 milhões…

% dias atrás

Viação Iapó atende pedido de vereador de Castro e coloca mais dois horários

Os dois horários começam nesta terça-feira (1° de abril), sendo 17h50 com saída de Castro…

% dias atrás