Categorias: Geral

Veja dicas sobre como proteger animais domésticos do barulho dos fogos de artifício

Para boa parte das pessoas, as festas de fim de ano – como Natal e Réveillon – marcadas por grandes celebrações – são momentos de alegria, empolgação e confraternização. Mas parte da comunidade de seres vivos pode viver situações de extremo sofrimento nessas ocasiões, levando a ferimentos severos, sequelas e até mortes, em decorrência dos ruídos causados por rojões e fogos de artifício com estampidos.

As luzes que anunciam o novo ano, uma tradição secular mundo afora, não costumam ser positivas para animais domésticos e silvestres: Os animais possuem um alcance auditivo muito superior ao dos seres humanos. No caso dos cães, por exemplo, eles conseguem ouvir sons até quatro vezes mais distantes que a audição e em frequências muito mais altas.

Além disso, segundo especialistas, eles não compreendem a origem do barulho, o que agrava a sensação de perigo. É como se estivessem diante de uma ameaça iminente, sem possibilidade de fuga ou proteção.

As aves estão entre as espécies mais afetadas, porque são extremamente sensíveis a ruídos altos, podendo sofrer ataques cardíacos pelo estresse, abandonar os ninhos e perder a orientação de voo, se chocando contra árvores e outros obstáculos. Em ambientes rurais, animais de criação, como cavalos, bovinos e galinhas, podem entrar em desespero, resultando em ferimentos e também óbitos.

Orientações

Especialistas dão orientações sobre como prevenir ou minimizar o impacto desses ruídos. No caso dos pets, é importante preparar um ambiente seguro dentro de casa para o animal.

“Crie um espaço onde ele se sinta protegido, com acesso a cobertores ou a um local fechado, como um cômodo pequeno. Sons mais suaves, como uma música relaxante ou o som da TV, podem ajudar a mascarar o barulho dos fogos. Em casos mais graves, o tutor deve buscar orientação veterinária”, recomenda o veterinário Neander Oíbio.

Algumas terapias comportamentais e medicamentos que ajudam a reduzir a ansiedade dos bichinhos nesses momentos. Outra medida importante é a contenção é o uso de faixas de compressão ou “roupas calmantes”, que dão uma sensação de segurança ao animal.

O animal não deve estar preso a guias, pois pode se assustar com o barulho excessivo e se ferir gravemente. Coleiras do tipo peitoral são mais seguras, mas, ainda assim, não é recomendado que o animal fique preso nesses períodos.  

Caso o animal fuja, a devida identificação pode auxiliar na localização. Assim, pode-se indicar o uso de placas na coleira/peitoral do animal que contenham nome e telefone dos tutores

Punição

Em Ponta Grossa, é proibido o estouro de fogos de artifício de alto estampido – como rojões. A multa pode chegar a mais de R$1 mil. Saiba mais aqui.

Com informações da Agência Brasil e redação BNT

Leia também: Menina de 7 anos é atropelada por uma motocicleta em avenida de PG

siga
Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Lula reafirma retaliação comercial em resposta às tarifas dos EUA

Lula considera tarifas sobre produtos dos EUA se aumentarem taxas sobre o Brasil, defendendo reciprocidade…

% dias atrás

AEAPG emite nota sobre o cancelamento da Azul em PG

A AEAPG destaca a urgência de um novo aeroporto em PG para garantir conectividade, desenvolvimento…

% dias atrás

Prefeitura lamenta falecimento da agente comunitária de PG

Rosa faleceu após sofrer um infarto. Ela foi socorrida, levada ao Hospital do Coração Bom…

% dias atrás

Senado inicia 2025 com 47 novas Proposições e temas diversificados

O Senado apresenta 47 novas propostas em 2025, abordando temas como desigualdade regional, segurança pública…

% dias atrás

ALP inicia período legislativo com novo regimento interno

ALP iniciou 2025 com novo Regimento Interno, visando agilizar a tramitação de projetos, criar sessões…

% dias atrás

Tibagi abre credenciamento para apoio a comerciantes no Carnaval 2025

Credenciamento até 12/02 para apoiar comerciantes no Carnaval com tendas, banheiros e divulgação.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade