Categorias: Paraná

Vendas do varejo aumentam 5% no primeiro trimestre de 2024 no Paraná

O volume de vendas do comércio varejista do Paraná aumentou 5% entre janeiro e março de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado positivo foi puxado, principalmente, pelo aumento nas vendas no varejo de artigos de uso pessoal e doméstico, com aumento de 11,7% no trimestre; móveis e eletrodomésticos, que registraram alta de 9,1%; e mercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que cresceram 8,6%. A alta no volume de vendas levou a um crescimento na receita nominal do varejo de 7,7% no Paraná no trimestre em relação ao mesmo período de 2023.

Nos dados referentes ao varejo ampliado, recorte do IBGE que inclui vendas de materiais de construção, automóveis, peças de veículos e produtos alimentícios no atacado, o aumento nas vendas entre janeiro e março de 2024 no Paraná foi de 3,3%. Considerando os setores incluídos na pesquisa de varejo ampliado, a receita nominal do comércio paranaense registrou crescimento de 5,2% no trimestre, segundo a pesquisa.

Na variação mensal do volume de vendas, que compara os resultados do varejo de março de 2024 com o do mês imediatamente anterior, o Paraná registrou crescimento de 0,9%, acima da média nacional, que ficou em 0%, e de estados vizinhos, como Santa Catarina (0,3%) e São Paulo (0,8%). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio paranaense registrou alta de 2,2% no volume de vendas em relação ao resultado de março de 2023.

BRASIL

No índice nacional, o comércio do Brasil se manteve estável, sem variação positiva ou negativa, na comparação entre as vendas do varejo de março de 2024 com fevereiro. Na comparação com março de 2023, o comércio em âmbito nacional registrou aumento de 2,5%, segundo o IBGE. No acumulado do ano (primeiro trimestre), a alta no volume de vendas do varejo foi de 5,9%.

Setorialmente, três atividades tiveram resultados no campo positivo no Brasil no primeiro trimestre: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (12,2%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,6%).

PESQUISA

Os dados completos da Pesquisa Mensal do Comércio podem ser consultados no sistema Sidra do IBGE.

 

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

GCM prende foragido por crimes contra mulher e criança em Ponta Grossa

GCM prende homem com mandado por violência doméstica, ameaça e lesão em Oficinas; ele foi…

% dias atrás

Colega de residência atira em jovem e foge após briga em Castro

Jovem é baleado no abdômen após briga com colega de casa em Castro; autor fugiu…

% dias atrás

GCM prende suspeito por ameaça e furto contra instalador de internet em bairro de PG

Técnico é ameaçado com faca e tem materiais furtados durante serviço no Boa Vista; GCM…

% dias atrás

Juscelino Filho oficializa demissão do Ministério das Comunicações

Saída ocorre após denúncia da PGR sobre desvio de emendas

% dias atrás

Polícia Civil de Sengés prende mulher acusada de participação em “tribunal do crime”

Polícia Civil de Sengés prende 5ª suspeita de participar de tribunal do crime que matou…

% dias atrás

Veículo clonado com placa furtada de Curitiba é apreendido em Ponta Grossa

GCM apreende VW Nivus clonado no bairro Contorno em Ponta Grossa; carro tinha placa furtada…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade