Os vereadores Castro aprovaram por unanimidade, o requerimento n° 87/2024, de autoria do parlamentar Gerson Sutil, sobre a inclusão do símbolo do autismo em placas de atendimento prioritário e em estacionamentos, ou seja, nas vagas preferenciais. O pedido que segue para a prefeitura é referente ao cumprimento da Lei Municipal n° 3.449/2018, que visa garantir o direito das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Conforme a justificativa do vereador, a lei visa garantir a inclusão e o respeito às pessoas com TEA, facilitando o acesso prioritário em filas e o uso de vagas de estacionamento reservadas. Segundo Gerson Sutil, a ausência do símbolo mundial do autismo nas placas dificulta a identificação dos espaços por parte da população, comprometendo a efetividade da lei.
“Além disso, o cumprimento da lei beneficia não apenas as pessoas com autismo, mas toda a sociedade. A inclusão promove a diversidade, a tolerância e o respeito mútuo, criando um ambiente mais acolhedor e humano para todos. É importante ressaltar que pessoas com autismo podem sofrer crises sensoriais em ambientes lotados e barulhentos. O atendimento prioritário permite que evitem longas esperas, reduzindo o risco de crises e promovendo uma experiência mais tranquila. Em estacionamentos, as vagas reservadas próximas aos locais de destino facilitam o acesso e diminuem o tempo de deslocamento”, explica o vereador.
Leia também: Vereadores de Castro aprovam proposta de utilizar mão de obra de detentos em combate à dengue
Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade