Categorias: Política

Vereador vai solicitar anulação do contrato com a Sanepar em PG

Na sessão ordinária desta quarta-feira (19), o vereador Dr. Erick anunciou que vai protocolar um ofício junto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sanepar, solicitando a anulação do contrato de fornecimento de água firmado entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Sanepar. O vereador alegou que a renovação do contrato não passou pela Câmara Municipal, como exigido pela legislação.

O contrato em questão venceria em 2026 e foi renovado com a Sanepar até 2048. Dr. Erick destacou que, apesar de o contrato ter sido renovado de acordo com os moldes do Governo do Estado, a renovação deveria ter sido submetida à Câmara Municipal para aprovação ou desaprovação, conforme determina a Lei Orgânica do Município (LOM).

Leia mais: Guarda Municipal acompanha mais de 750 medidas protetivas de urgência em PG

Em sua fala durante a sessão, o parlamentar destaca o artigo 90 da Lei Orgânica, em que, um de seus incisos afirma que “Os contratos de concessão e permissão de serviços públicos referentes à exploração dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como as suas renovações, serão precedidas de procedimento licitatório, após a aprovação da Câmara Municipal”

Dr. Erick conversou com a equipe de reportagem do Portal BnT e destacou que aionou a justiça para que o contrato seja anulado e revisado, diante destes termos.

“A Lei orgânica do município prevê que os serviços essenciais, como o abastecimento, precisam ter os contratos homologadas pela câmara. Isso não aconteceu. O contrato que venceria em 2026 foi renovado até 2048 sem passar por aprovação da câmara municipal. Isso fere a lei orgânica do município. Acionei a justiça solicitando anulação e revisão deste contrato, assim como também indiquei o fato aos membros da CPI”, diz.

O Portal BnT entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa para pedir esclarecimentos diante das falas, mas ainda não respondeu ao contato da reportagem.

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Homem pode ter sido jogado de 20 metros em Jaguariaíva

O homem foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após sobre uma queda de aproximadamente 20…

% dias atrás

Homem encontrado morto em Itaiacoca; Aeromédico acionado

A ocorrência foi registrada hoje (21). O aeromédico do SAMU foi acionado. O homem foi…

% dias atrás

Sete cardeais brasileiros participarão do Conclave para eleger novo papa

Sete cardeais brasileiros prontos para o Conclave: quem são e qual a importância da escolha…

% dias atrás

Chuva de meteoros Líridas poderá ser vista na madrugada de 22 de abril no PR

Para assistir, os amantes da observação do céu a olho nu deverão procurar um horizonte…

% dias atrás

Auxílio-alimentação em Castro: Pagamento retroativo a janeiro será feito em maio junto aos salários dos servidores

Benefício será depositado junto aos vencimentos até que seja concluída licitação que vai contratar empresa…

% dias atrás

GCM salva bebê de sete dias engasgado com leite em Ponta Grossa

Situação aconteceu na noite de domingo. Uma equipe do Samu também prestou atendimento e encaminhou…

% dias atrás