Os vereadores de Castro aprovaram por unanimidade em 2ª votação , o projeto de lei n° 85/2023 que cria o ‘Castro Unidade de Atendimento em Especialidades’, que vai atender várias especialidades, procedimentos médicos e os exames laboratoriais.
Conforme justificativa da prefeitura, o Executivo pretende propiciar uma atenção mais abrangente à saúde pública no município, através da oferta de serviços de especialidades médicas. Dessa forma, o projeto autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a prestar serviços em diversas áreas especializadas da medicina, seja através de pessoal próprio ou por meio de serviços contratados, conveniados ou credenciados.
São mais de 30 especialidades. Entre elas estão; anestesiologia, ginecologia, idermatologia, oncologia, hematologia, nefrologia, reumatologia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, urologia, pneumologia, exames de mamografia, exames de D.N.A, exames de endoscopia, exames de coloscopia, exames de raios-X, exames de tomografia, exames de ressonância magnética, exames de colonoscopia, exames ecografia, exames de patologia clínica, exames triagem neonatal, exames de eletrocardiograma, vacinas e inalação, nutrição, gastroenterologia, proctologia, fonoaudiologia, psiquiatria, psicologia, e outras especialidades conforme demanda da população.
Atendimento
De acordo com o Projeto de Lei, os procedimentos médicos e os exames laboratoriais devem ser realizados diretamente pelo ‘Castro Unidade de Atendimento em Especialidades’, ou através de profissionais liberais, clínicas, hospitais, laboratórios, organizações não governamentais, autarquias e fundações públicas da União, do Estado e do município, devidamente contratados, conveniados ou credenciados pela prefeitura.
Outras demandas
Na sessão, os vereadores também aprovaram em 2ª votação, o Projeto de Lei nº 84/2023 que cria ‘parklets’ (vagas vivas) em Castro.
Já os vereadores Joel Elias Fadel e Guto Beck (PP), fizeram o uso da palavra referente ao requerimento que solicita informações quanto à possibilidade de arborização da Rua Doutor Jorge Xavier da Silva, no centro. Devido às árvores do local terem sido cortadas para passar por uma revitalização, na rua principal da cidade não houve o replantio e a iniciativa deixaria o entorno da área comercial mais agradável. Segundo o vereador Joel Fadel, o município possui poucas árvores e relembrou as que tinham na rua Dr. Jorge e no Parque Prefeito Libânio Estanislau Cardoso, mais conhecida como Prainha, o vereador solicitou mais zelo com o meio ambiente, no município.
Beck salientou a importância do requerimento e relembrou um pedido que apresentou em sessão há um tempo, referente à instalação de um viveiro municipal, de mudas de árvores (nativa e frutífera) e flores, economizando na compra para o município e incentivando ações na cidade.
Leia também: Fantástico Natal de Castro é lançado oficialmente
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade