A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou em primeira discussão nesta segunda (29), o projeto de Lei 16/2021, que proíbe fogos de artifício com estampido na cidade.
O projeto, de autoria da vereadora Josi do Coletivo, proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício com estampidos, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. Fogos não-barulhentos estão liberados.
A justificativa da vereadora é que os barulhos causam dor, pânico e prejuízos a pessoas com autismo ou com deficiências mentais, além de animais domésticos e pessoas com problemas de saúde.
A proposta foi aprovada de forma unânime, com 19 votos favoráveis dos vereadores. O projeto será votado em segunda discussão na próxima quarta-feira (31), onde depois será encaminhado para a sanção da prefeita.
Proibições
Em outros munícipios da região, a lei que proíbe estes rojões já está em vigor há alguns anos, como em Carambeí, onde foi aprovada em 2019, mesmo ano que Palmeira também sancionou a proibição.
Em Castro, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Telêmaco Borba, os fogos com estampido foram proibidos entre 2020 e 2021 e mais recentemente, Tibagi entrou nesta lista. Em todos estes munícipios há a aplicação de multa que podem ser de R$500 até mais de R$2000, caso forem flagrados cometendo a infração.
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade