Categorias: Ponta Grossa

Vereadores criticam Conselho de Saúde por decisão que desaprova a abertura da UPA de Uvaranas

Parte dos vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa acusaram o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de “politicagem” após a desaprovação da abertura da nova porta de urgência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas. 

O vereador Júlio Küller (MDB) levantou a questão no início da sessão realizada nesta quarta-feira (17), criticando a decisão do Conselho. “Isso é lastimável. Estamos pedindo informações oficiais através de um requerimento para entender essa decisão do Conselho. Agora vai demorar mais pra ser aprovado, isso impacta diretamente nos moradores”, disse.

Outros vereadores como Paulo Balansin (União) e Celso Cieslak (DC) também fizeram críticas ao Conselho Municipal, classificando a decisão como “politiqueira”. “Esta desaprovação não prejudica só a prefeita, mas sim, toda a população de Ponta Grossa”, apontou Balasin. Dr. Erick (PV) chegou a pedir para que fosse instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assunto. 

Presidente do Conselho se defende

O portal BNT conversou com a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Gizelle Cheremetta, que explicou como se deu a votação, ocorrida na noite desta terça-feira (16). “Nós fizemos uma votação após quase 1 ano de análise de documentos. A votação terminou em empate – 9 x 9 – e o voto de minerva (desempate) era da presidência, que foi contrário. Mas isso não acarreta em nada, as obras continuam, mesmo sem o aval do Conselho. Nós não proibimos a construção, ressalta.

Ela também rebateu as críticas dos vereadores. “Os vereadores não sabem como funciona o Conselho Municipal de Saúde. Várias vezes já pedimos para participar das discussões e nunca foi nos dado oportunidade, Eles me atacam sem saber da realidade”, comentou.

Secretária se posiciona

A presidente da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Priscila Degraf, também confirma que as obras continuam, mas que a decisão do Conselho atrapalha o funcionamento do local. “Temos que deixar claro que isso impede a implementação dos serviços da UPA de Uvaranas. A obra continua, nós vamos abrir a UPA e iremos tomar todas as medidas possíveis para que ela funcione”, disse.

“Nós estamos fazendo uma manifestação pedindo um bom senso do Conselho Municipal para que se haja uma nova votação, que seja respeitada a vontade de muitos conselheiros que não puderam estar presentes na reunião. Se não for aprovada novamente, vamos acionar o Ministério Público”, pontuou Priscila.

Abaixo, você vê as entrevistas completas e entende toda a situação com a reportagem de Carlos Solek e Gabriel Ryden:

Leia também: Duas escolas municipais de Ponta Grossa terão obras de reforma e ampliação

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Viagem de verão é a preferência de 1 em cada 3 brasileiros

O turismo brasileiro teve o melhor patamar desde a pandemia e registrou faturamento de R$…

% dias atrás

Habilidades interpessoais podem alavancar carreiras

Conceito skills first ganha destaque em ambiente de transformações no mundo do trabalho; Liane Sanerip,…

% dias atrás

Dengue: Menos da metada das doses distribuidas foram aplicadas

Os números foram apresentados pelo diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da…

% dias atrás

Justiça TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

a ministra Cármen Lúcia disse que as providências foram adotadas após "experiências contrárias à democracia".

% dias atrás

STF considera inconstitucional lei que limita número de mulheres na Polícia Militar do PR

Decisão foi dada pela ministra Carmen Lúcia, após pedido de inconstitucionalidade feito pelo Ministério Público…

% dias atrás

Últimos dias para pedir isenção no Vestibular de Verão da UTFPR

O prazo para a solicitação da isenção da taxa de inscrição vai até 22 de…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade