Categorias: Política

Vereadores da CPI cobram explicações da Sanepar sobre crise de abastecimento em PG

Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sanepar realizaram a primeira reunião nesta sexta-feira (21) na sede da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). O grupo é composto pelos vereadores Guilherme Mazer (PT), presidente da CPI, Leandro Bianco (Republicanos), Joce Canto (PP), Léo Farmacêutico (UB) e Geraldo Stocco (PV). Durante o encontro, foram definidas as primeiras medidas a serem tomadas pela comissão.

A CPI encaminhou um ofício à Sanepar solicitando informações sobre a demanda de água potável no município, a capacidade instalada de coleta, tratamento, armazenamento e distribuição, assim como a situação do Plano de Saneamento Básico, revisado em 2019 e sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os vereadores também pediram dados sobre a crise de abastecimento na cidade, incluindo o número de ocorrências de falta de água em janeiro de 2024 e a quantidade de matrículas ligadas à rede de distribuição desde 2013. A evolução da demanda de água potável, os padrões de aferição utilizados e a expansão da rede de distribuição também estão entre as informações solicitadas. Os parlamentares requisitaram ainda dados sobre a evolução da capacidade de captação, distribuição e armazenamento de água potável no período.

Leia mais: Vídeo: tumulto durante abordagem termina com três detidos e policial ferido em PG

O objetivo da CPI é confrontar os dados fornecidos pela Prefeitura e pela Sanepar com as reclamações da população. Para isso, serão criados canais de comunicação, como um número de WhatsApp e um perfil no Instagram, para que os munícipes possam enviar relatos documentados sobre a falta de água, indicando data e horário. “Vamos abrir esses canais para que a população possa documentar e nos enviar denúncias”, afirmou o presidente da CPI, Guilherme Mazer.

Os vereadores também solicitaram documentos da Prefeitura de Ponta Grossa, incluindo a data de publicação do decreto nº 17.070/2020, que regulamenta o Plano Municipal de Saneamento Básico. Foram requeridos ainda o contrato de concessão de saneamento básico vigente e os planos municipais de saneamento básico. A CPI também busca informações sobre eventuais multas aplicadas à Sanepar pelo descumprimento do contrato com o município.

Convocação de autoridades

A CPI prevê a convocação de autoridades para prestar esclarecimentos sobre o abastecimento de água na cidade. Entre os nomes confirmados estão a atual secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, e o ex-secretário Sandro Rafael Bandeira. Os depoimentos devem abordar questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos e à execução do Plano de Saneamento Básico.

A CPI da Sanepar segue em andamento e manterá a população informada sobre os avanços da investigação.

*Com informações da Assessoria 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Novo coronavírus encontrado em morcegos preocupa cientistas; entenda os riscos!

Cientistas chineses descobriram o HKU5-CoV-2, um novo coronavírus em morcegos-anões, com potencial de infecção em…

% dias atrás

Sanepar antecipa corte de água de cronograma divulgado e revolta moradores de PG

Sanepar antecipa corte de água em PG sem aviso prévio, afetando moradores. População cobra explica…

% dias atrás

Influenciador Pablo Marçal é condenado a oito anos de inelegibilidade

Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral

% dias atrás

Mutirão de entrega de caixas d’água acontece neste sábado em PG

Mutirão distribui 200 caixas d'água nos bairros Gralha Azul e Vila Nova para famílias cadastradas,…

% dias atrás

Moraes manda suspender rede social Rumble no Brasil

Alegação é que a empresa não tem representante no país

% dias atrás

Jovem indígena de 17 anos é morta em ataque dentro de casa no Oeste do Paraná

Jovem de 17 anos é assassinada a facadas em Guaíra, Paraná. Suspeito, amigo da família,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade