Categorias: Política

Vereadores de Castro questionam sobre a falta do transporte rural no município

Desde o fim de dezembro, moradores de regiões rurias de Castro e que precisam utilizar ônibus para se deslocar, estão sendo prejudicados desde que a antiga empresa não renovou o contrato. Ao todo, segundo a prefeitura, são 20 linhas, com extensões que vão de 20 a 77,7 quilômetros de estrada.

O tema foi assunto da sessão na Câmara de Vereadores de Castro na tarde de quarta-feira (28), através do requerimento nº 16/2024 do vereador Maurício Kusdra (PSB), que pede esclarecimentos sobre quando vai voltar as operações do transporte. De acordo com Maurício “são moradores que precisam vir à cidade para estudar, consultas médicas, para realizarem serviços bancários, dentre outras atividades. Para informar os moradores tais questionamentos se fazem necessários, visto que o objetivo é o bem estar e boa locomoção no dia a dia da população rural”.

Ainda na sessão, o vereador Maurício comenta que a falta de ônibus está difícil. “As aulas já voltaram, muitos idosos precisando fazer tratamento, bem como os trabalhadores que precisam se deslocar”. Em seguida, o vereador professor Jonathan Barros (Podemos) conta que a preocupação também é a saúde dos moradores e das crianças que precisam vir para a cidade. “Estamos muitos preocupados com essa questão do transporte rural e estamos discutindo com a prefeitura, uma forma para resolver para que esses moradores não sejam prejudicados”.

Por fim, o vereador Cezar do Povo (União Brasil) detalha que a situação é bem delicada. “Tem idosos que precisam receber e pagam até R$350,00 para vir de carro até a cidade, e uma pessoa que ganha até R$ 1.300,00 vai sobrar o que no final do mês”. Cezar ainda conta que já apareceu empresas interessadas para fazer o transporte o quanto antes, mas que foi barrado nas leis. “Uma licitação de 30 a 60 dias paravser feito. Enquanto isso, a população da região rural está desesperada e precisamos fazer alguma coisa para solucionar esse problema rapidamente”.

Leia também: Identificados irmãos que morreram após carro cair no Lago 2 em Castro

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Eleição para presidente da OAB de Ponta Grossa ocorre nesta sexta-feira (22)

Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…

% dias atrás

Educação: cidade da região recebe auditoria do Tribunal de Contas

Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…

% dias atrás

Incêndios: ano já teve o dobro de ocorrências de 2023

No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Palmeira

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Jaguariaíva

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Jaguariaíva, localizada na…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Carambeí

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Carambeí, localizada na…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade