Categorias: Política

Vereadores de Castro questionam sobre a falta do transporte rural no município

Desde o fim de dezembro, moradores de regiões rurias de Castro e que precisam utilizar ônibus para se deslocar, estão sendo prejudicados desde que a antiga empresa não renovou o contrato. Ao todo, segundo a prefeitura, são 20 linhas, com extensões que vão de 20 a 77,7 quilômetros de estrada.

O tema foi assunto da sessão na Câmara de Vereadores de Castro na tarde de quarta-feira (28), através do requerimento nº 16/2024 do vereador Maurício Kusdra (PSB), que pede esclarecimentos sobre quando vai voltar as operações do transporte. De acordo com Maurício “são moradores que precisam vir à cidade para estudar, consultas médicas, para realizarem serviços bancários, dentre outras atividades. Para informar os moradores tais questionamentos se fazem necessários, visto que o objetivo é o bem estar e boa locomoção no dia a dia da população rural”.

Ainda na sessão, o vereador Maurício comenta que a falta de ônibus está difícil. “As aulas já voltaram, muitos idosos precisando fazer tratamento, bem como os trabalhadores que precisam se deslocar”. Em seguida, o vereador professor Jonathan Barros (Podemos) conta que a preocupação também é a saúde dos moradores e das crianças que precisam vir para a cidade. “Estamos muitos preocupados com essa questão do transporte rural e estamos discutindo com a prefeitura, uma forma para resolver para que esses moradores não sejam prejudicados”.

Por fim, o vereador Cezar do Povo (União Brasil) detalha que a situação é bem delicada. “Tem idosos que precisam receber e pagam até R$350,00 para vir de carro até a cidade, e uma pessoa que ganha até R$ 1.300,00 vai sobrar o que no final do mês”. Cezar ainda conta que já apareceu empresas interessadas para fazer o transporte o quanto antes, mas que foi barrado nas leis. “Uma licitação de 30 a 60 dias paravser feito. Enquanto isso, a população da região rural está desesperada e precisamos fazer alguma coisa para solucionar esse problema rapidamente”.

Leia também: Identificados irmãos que morreram após carro cair no Lago 2 em Castro

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Homem ameaça dono de bar e é agredido com ‘capacetadas’ pelo filho dele na região

Filho do dono do local, ao ver o indivíduo tentando agredir o seu pai, reagiu…

% dias atrás

Saiba como ficará o tempo no dia da eleição em Ponta Grossa e região

Previsão é que haja tempo firme durante todo o dia. A máxima deverá chegar a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade