A Editora Estúdio Texto e a escritora Renata Regis Florisbelo apresentam o livro “Industrial”, com 90 minicrônicas baseadas em curiosidades, experiências e fatos do dia a dia dos profissionais atuantes nas fábricas brasileiras. O lançamento acontece no Centro de Criatividade, no sábado 12 de agosto, às 17h.
O livro marca a celebração dos 30 anos de atividade fabril da autora, que sempre faz questão de registrar na literatura a arte contida no cotidiano. “Quem disse que a vida sob e sobre engrenagens, peças, embalagens e milhões de parafusos, rolamentos e esferas não pode ser real e magistral? Emoções permeiam tudo e tudo ganha vida. Mas a vida que me atrai é aquela que não faz alarde, discreta, contida, causa um arroubo se puder ser percebida”, ressalta Renata.
Para a integrante da Academia Paranaense da Poesia e do Centro de Letras do Paraná, Lilia Souza, “Industrial” aborda todo tipo de gente e situações, cada recanto de uma fábrica, cada detalhe das pessoas que ali coabitam. Ao escrever o prefácio da obra, Lilia comenta: “Pois parece que nada escapa aos olhos atentos e meticulosos da autora, que busca o pormenor, a minudência; o sem alarde que lhe brilha em arroubos – e, em brilhos se nos apresenta”.
Durante o lançamento a autora apresentará uma performance com fragmentos de textos da obra. Segundo Renata: “Gosto de desenvolver performances exclusivas para cada obra, um carinho através de uma amostra ainda mais particularizada, contudo representativa do conjunto do livro. O pitoresco das palavras ganha forma visual”. O evento é aberto ao público.
Sobre a autora:
Renata tem 17 livros publicados: Fábulas Pessoais (2010), 365 Frases e Mosaico Celestial (2012), Orações para Nossos Tempos e Olhar do Ícone (2013), Tugúrio e A Obra (2014), Sempiterna e Filosofia Natural (2015) e Surreal Verossímil (2016), Hacai Devoniano (2017), A melhor Janela (2018), Dentro da cabeça (2019), Bolso (2020), Georreferenciamento cultural e Ínfimo colossal (2022) e Industrial (2023).
O ser humano é sua inspiração, trabalhando com todas as formas literárias para expressar seu tema em suas interações. Insiste em procurar dos momentos a expressão exata, capturados pela escrita. Desenvolve observação contemplativa e investigativa a fim de oportunizar, com sua obra, a percepção do ser humano sobre si mesmo, ousando refletir, brincar e poetar. Além disso, possui vivência de mais de 30 anos como gestora industrial, integrando vivências empresariais com conceitos e práticas filosóficas e existenciais. É membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais, integrante da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, do Centro Cultural Professor Faris Michaele, do Centro de Letras do Paraná e patronesse da Academia de Letras do Centro do Paraná.
SERVIÇO:
Lançamento: Industrial
Local: Centro de Criatividade, AV. Visconde de Taunay, 262, Centro, Ponta Grossa
Horário: 17h
Evento gratuito e aberto ao público
Leia mais: Policarpo, por Renata Regis Florisbelo
Siga-nos no Facebook
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
Mulher alegou que teria sido golpeada com um soco e um cabo de vassoura pelo…
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade