Categorias: ColunaDestaque

Violência contra a mulher. Por leis e punições mais rígidas aos agressores!

Nos últimos dias tomou conta do noticiário em todo o país o caso de agressão do ex marido da modelo e apresentadora de TV, Ana Hickmann. É claro e notório que a repercussão foi em virtude de ser uma mulher famosa e rica. Mas quantas mulheres “anônimas” sofrem violência igual a essa ou até pior, quantos casos de feminicídio temos visto nos noticiários quase que diariamente?

O pior de tudo é vermos a notícias destes crimes e não vermos punição a altura, em boa parte dos casos em que é feito o Boletim de Ocorrência o agressor sai impune, não fica um dia sequer no “xilindró”, e o pior, na maioria dos casos de agressões a mulher se quer faz o BO. Não faz por medo, medo das ameaças ou da certeza da impunidade e de ter que em muitos casos o contato com o agressor ou até mesmo não faz por causa da dependência econômica em relação ao bandido.

Enquanto não tivermos leis mais rígidas, punições exemplares teremos mais “Anas Hickmans” e “Marias da Silva” sendo agredias e mortas diariamente. Segundo alguns estudos, mais de 50% dos casos de feminicídio são cometidos por cônjuges ou parentes das vítimas, ou seja, a violência em sua maioria ocorre dentro de casa e nesse caso seria em tese, mais fácil de identificar e punir o agressor, mas para isso a legislação deve prever a punição e principalmente a proteção à vítima.

Algumas cidades tem uma política de proteção para as mulheres, aqui em Ponta Grossa temos a Patrulha Maira da Penha que possui além de uma viatura exclusiva, possui uma equipe preparada e treinada para atendimentos de casos de violência contra a mulher. Recentemente tivemos a inauguração da Casa da Mulher Brasileira que é um programa do Governo Federal ligado ao Ministério das Mulheres. Outra instituição é a Casa Corina Portugal que atende as mulheres desde 2010. Corina Antonieta Pereira Portugal que dá nome a instituição, foi assassinada pelo seu marido em 1889 aqui em Ponta Grossa, seu túmulo é bastante visitado por seus devotos e até agradecimentos por graças recebidas.

Além destes locais uma rede de proteção entre delegacias, núcleos, centros de referências, juizados e o fone 180 são instrumentos para a defesa e proteção das vítimas de violência contra a mulheres, embora esses locais e instrumentos sejam muito importantes no dia a dia das vítimas, temos sim que ter uma legislação mais punitiva para os agressores, caso contrário os índices de agressões e mortes serão cada vez maiores.
Importante destacar que a maior arma contra a violência, contra o feminicídio é a denúncia, se você conhece ou presenciou algum caso de violência contra a mulher, denuncie!

Leia também: Lula não deveria indicar Flávio Dino para o STF, por Roberto Ferensovicz

Roberto Ferensovicz

Servidor público municipal há 28 anos. Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa (SindServ-PG)

Artigos recentes

Extratos bancários terão termos padronizados a partir de segunda-feira (08)

Mudança vai abranger as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as…

% dias atrás

Identificado homem que morreu em colisão contra muro em PG. Sepultamento será nesta segunda (08)

Acidente aconteceu no amanhecer deste domingo (07) em Uvaranas. Vítima de 35 anos não resistiu…

% dias atrás

Indivíduo é preso após tentar furtar residência em plena luz do dia no centro de PG

Indivíduo invadiu uma residência e estava tentando furtar uma televisão. A moradora da casa flagrou…

% dias atrás

Homem morto a tiros durante velório é sepultado na região. Vereador suspeito do crime está foragido

O sepultamento aconteceu às 08h, no Cemitério de Reserva. O suspeito do crime, que é…

% dias atrás

Partido Novo confirma retirada da pré-candidatura de Tota à prefeito de Ponta Grossa

Partido decidiu retirar a pré-candidatura do empresário por questões financeiras, pois, segundo a legenda, não…

% dias atrás

Motorista bate em caminhão parado e fica ferida em bairro de PG

Motorista de 28 anos teve ferimentos na face. Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (06),…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade