Uma recente peça publicitária realizada pela Volkswagen do
Brasil, recentemente entrou para os “Trending Topics” graças ao volume de
ataques homofóbicos gerados. A postagem
da empresa feita em suas redes sociais no dia 06 de Maio viralizou. A imagem postada
mostra um casal gay em frente a um carro do modelo Polo acompanhada da legenda
“Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda
melhor, com muito mais segurança e tecnologia”.
A campanha faz parte da agenda de diversidade e inclusão da
montadora a qual em 2021 já havia veiculado um vídeo de igual teor e que também foi duramente criticada na época.
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Pelo Twitter e Instagram os comentários variam desde
críticas ao casal gay como protagonistas, usuários afirmando que não comprariam
mais carros da marca ou que seus
veículos sofreriam desvalorização
devido à propaganda e claro, muitos comentários e montagens de cunho
pejorativo.
Em nota à imprensa a empresa declara:
“A diferença
enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual
e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos
pilares estratégicos da marca”
No Facebook da marca, a foto usada na campanha da VW já tem
mais de 36 mil curtidas e 28 mil comentários, entre os quais, elogios pela
representatividade e outros que despejam ataques homofóbicos ao casal, bem como
pedidos de boicote à Volkswagen.
Cabe lembrar que atualmente, ataques de cunho homofóbico é
considerado crime de racismo, onde o indivíduo pode cumprir pena entre um e
cinco anos de prisão.
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