Com a aproximação do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná alerta os pais e responsáveis sobre a importância de manter a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes atualizada. A volta às aulas está marcada para o dia 5 de fevereiro, trazendo um aumento na circulação de viroses e o retorno à convivência em ambientes fechados, o que torna a imunização ainda mais essencial.
A Sesa destaca que a atualização vacinal é não apenas uma questão de proteção individual, mas também um dever coletivo, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 19.534/2018. Essa legislação determina que todos os alunos de até 18 anos devem apresentar a declaração de atualização vacinal no momento da matrícula ou rematrícula em instituições de ensino no Paraná.
O secretário da Saúde, Beto Preto, enfatiza que iniciar o ano letivo com as vacinas em dia é fundamental para garantir a saúde dos alunos e prevenir doenças evitáveis. “Iniciar o ano letivo com as vacinas em dia é uma grande conquista, já que o aluno estará mais protegido”, destaca Beto Preto.
Além das viroses comuns, a Sesa ressalta que outras infecções, como Covid-19, meningites e doenças diarreicas, circulam em ambientes escolares. A imunização ajuda a evitar a proliferação dessas doenças, garantindo um ambiente mais seguro para todos.
O Paraná disponibiliza gratuitamente 18 vacinas do calendário nacional para crianças e adolescentes. Confira as vacinas disponibilizadas, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação:
*Com informações da AEN
Leia também: Plano para desenvolvimento ferroviário será lançado em fevereiro
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros (SIATE)…
Brasil avança com o Programa de Aceleração da Transição Energética e visa impulsionar energias renováveis…
O objetivo é valorizar o trabalho dessa área e garantir o direitos. Os pagamentos serão…
Com idades de 20, 21 e 36 anos, as pessoas foram presas em flagrante por…
A discussão ocorreu quando ela questionou o ex-marido sobre um hematoma encontrado no filho do…
Gestantes e idosos foram inseridos no calendário básico, para reforçar proteção a grupos vulneráveis.
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade