A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu neste dia 07 de setembro as atividades do X Congresso de Educação, no Parque Ambiental.
O parque recebeu vários espaços onde a população pode interagir com os trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais, participar de atividades culturais e artísticas e visitar a Feira do Livro 2023, na Estação Arte.
Leia também: Cápsula do tempo é aberta em PG após 50 anos
A participação dos eventos no Parque Ambiental é livre. Já as últimas inscrições para as palestras podem ser feitas em sme.pontagrossa.pr.gov.br/congresso2023 .
Elizabeth Schmidt destacou a educação como alma de uma cidade. “Temos uma educação de alta qualidade, inovadora e eficiente. Nas escolas estamos construindo agora a sociedade que queremos amanhã. Sem educação não há progresso, nem futuro nem esperança. Por acreditar nisso é que temos investido tanto em laboratórios, equipamentos, estrutura, aperfeiçoamento de pessoal, diálogo e ciência. Eu me arrepio quando vou para as escolas e vejo a enorme qualidade do aprendizado de nossos alunos”, declarou a prefeita.
A abertura foi oficializada no palco principal instalado no Parque Ambiental, onde estão sendo realizadas diversas apresentações artísticas até o dia 15, entre elas apresentações dos projetos dos CMEIs e Escolas Municipais.
Também foram abertas as portas da Feira do Livro, com a participação de sete livrarias e da Casa do Artesão de Ponta Grossa. Durante o evento, contadores de histórias do grupo Conta Ponta Conta interagiram com o Coral Vozes do Coração, da Escola Municipal Coronel Cláudio, que apresentaram uma peça de teatro e cantaram desde o Hino Nacional até o do Operário Ferroviário.
Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o Congresso no Parque Ambiental representa um momento de descobertas e a criação de memórias positivas sobre a cidade para as crianças participantes. “Interagindo com outras pessoas, o aluno ou aluna descobre algo que pode ser ou sabe fazer, e protagoniza seu momento, contando seu estudo para um colega de uma escola de outra vila, de outro bairro. Isso é gerar nele o reconhecimento de um semelhante em sua própria cidade, criando laços de fraternidade”, ilustra a secretária.
“Isso é o que vemos neste congresso. Descobertas individuais, sendo compartilhadas em comunidade, um convite da Educação para que a comunidade a conheça, abrace e apoie”.
Também foram abertos ao público os pavilhões principais do evento: no pavilhão Sinapses Criativas, os alunos e professores realizam exposições de seus trabalhos e pesquisas, com cartazes, maquetes, projetos científicos, com destaque para os projetos dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), projeto English for Kids e Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP), além dos estandes dos CMEIs e Escolas Municipais.
Outros destaques
Outro destaque é o Pavilhão da Educação Especial Inclusiva, onde estão sendo demonstradas as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino das crianças com deficiência. A população poderá conhecer o trabalho realizado junto aos diversos públicos da Educação Especial, os trabalhos realizados, os espaços de atendimento da cidade – entre eles o da rede municipal de ensino – e informar-se sobre esta prática.
Contação de histórias: Nas tendas de histórias, todos os públicos poderão se divertir, sonhar e se emocionar com as contadoras e contadores. As tendas estarão abertas a partir das 8h30, diariamente.
Planetário – de 07 a 12, o X Congresso recebe o Urânia Planetário, com seis sessões diárias. Nele, os alunos se sentirão como se estivesse em uma viagem pelo universo, em pleno Parque Ambiental. Uma aventura cheia de ciência e emoções, com apresentações de hora em hora.
Painéis dos professores: Ao lado da Estação Arte, na esquina do Terminal Central, a população poderá conversas com professores da rede municipal de ensino sobre os diversos projetos e experiências realizados nas escolas, durante a exposição de pôsteres.
Saúde: O público terá à disposição a tenda de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), podendo participar de sessões de auriculoterapia, quick massage, yoga, aromaterapia, fitoterapia, terapia familiar e terapia comunitária integrativa, entre outras, das 9h às 17h.
Feira do Livro: aberta das 9h às 21h.
Encontro de Bibliotecários: nos dias 12 e 13, o X Congresso recebe a programação do Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais, com conversas de autores com o público, às 9h nos dias 12 e 13 e às 16h no dia 13.
Equipes de resgate tentaram tudo o que foi posssível para salvar a vítima; caso reforça…
Equipe do 1º PM recuperou um carro roubado e prendeu dois suspeitos, reforçando a segurança…
Transforme sua liderança com uma metodologia baseada em comportamentos que inspiram, motivam e criam equipes…
Os animais recém-nascidos estavam em uma manilha de água pluvial. Resgate aconteceu na tarde deste…
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade