Categorias: DestaquePonta Grossa

X Congresso de Educação é aberto no Parque Ambiental em PG

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu neste dia 07 de setembro as atividades do X Congresso de Educação, no Parque Ambiental.

O parque recebeu vários espaços onde a população pode interagir com os trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais, participar de atividades culturais e artísticas e visitar a Feira do Livro 2023, na Estação Arte.

Leia também: Cápsula do tempo é aberta em PG após 50 anos

A participação dos eventos no Parque Ambiental é livre. Já as últimas inscrições para as palestras podem ser feitas em sme.pontagrossa.pr.gov.br/congresso2023 .

Elizabeth Schmidt destacou a educação como alma de uma cidade. “Temos uma educação de alta qualidade, inovadora e eficiente. Nas escolas estamos construindo agora a sociedade que queremos amanhã. Sem educação não há progresso, nem futuro nem esperança. Por acreditar nisso é que temos investido tanto em laboratórios, equipamentos, estrutura, aperfeiçoamento de pessoal, diálogo e ciência. Eu me arrepio quando vou para as escolas e vejo a enorme qualidade do aprendizado de nossos alunos”, declarou a prefeita.

A abertura foi oficializada no palco principal instalado no Parque Ambiental, onde estão sendo realizadas diversas apresentações artísticas até o dia 15, entre elas apresentações dos projetos dos CMEIs e Escolas Municipais.

Também foram abertas as portas da Feira do Livro, com a participação de sete livrarias e da Casa do Artesão de Ponta Grossa. Durante o evento, contadores de histórias do grupo Conta Ponta Conta interagiram com o Coral Vozes do Coração, da Escola Municipal Coronel Cláudio, que apresentaram uma peça de teatro e cantaram desde o Hino Nacional até o do Operário Ferroviário.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o Congresso no Parque Ambiental representa um momento de descobertas e a criação de memórias positivas sobre a cidade para as crianças participantes. “Interagindo com outras pessoas, o aluno ou aluna descobre algo que pode ser ou sabe fazer, e protagoniza seu momento, contando seu estudo para um colega de uma escola de outra vila, de outro bairro. Isso é gerar nele o reconhecimento de um semelhante em sua própria cidade, criando laços de fraternidade”, ilustra a secretária.

“Isso é o que vemos neste congresso. Descobertas individuais, sendo compartilhadas em comunidade, um convite da Educação para que a comunidade a conheça, abrace e apoie”.

Também foram abertos ao público os pavilhões principais do evento: no pavilhão Sinapses Criativas, os alunos e professores realizam exposições de seus trabalhos e pesquisas, com cartazes, maquetes, projetos científicos, com destaque para os projetos dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), projeto English for Kids e Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP), além dos estandes dos CMEIs e Escolas Municipais.

Outros destaques

Outro destaque é o Pavilhão da Educação Especial Inclusiva, onde estão sendo demonstradas as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino das crianças com deficiência. A população poderá conhecer o trabalho realizado junto aos diversos públicos da Educação Especial, os trabalhos realizados, os espaços de atendimento da cidade – entre eles o da rede municipal de ensino – e informar-se sobre esta prática.

Contação de histórias: Nas tendas de histórias, todos os públicos poderão se divertir, sonhar e se emocionar com as contadoras e contadores. As tendas estarão abertas a partir das 8h30, diariamente.

Planetário – de 07 a 12, o X Congresso recebe o Urânia Planetário, com seis sessões diárias. Nele, os alunos se sentirão como se estivesse em uma viagem pelo universo, em pleno Parque Ambiental. Uma aventura cheia de ciência e emoções, com apresentações de hora em hora.

Painéis dos professores: Ao lado da Estação Arte, na esquina do Terminal Central, a população poderá conversas com professores da rede municipal de ensino sobre os diversos projetos e experiências realizados nas escolas, durante a exposição de pôsteres.

Saúde: O público terá à disposição a tenda de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), podendo participar de sessões de auriculoterapia, quick massage, yoga, aromaterapia, fitoterapia, terapia familiar e terapia comunitária integrativa, entre outras, das 9h às 17h.

Feira do Livro: aberta das 9h às 21h.

Encontro de Bibliotecários: nos dias 12 e 13, o X Congresso recebe a programação do Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais, com conversas de autores com o público, às 9h nos dias 12 e 13 e às 16h no dia 13.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Homem atira em direção de duas pessoas e é preso em Piraí do Sul

Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos

% dias atrás

Fim de semana será de temperaturas agradáveis em PG e região

Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…

% dias atrás

Colisão frontal deixa motociclista ferido em rodovia da região

Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade