O youtuber Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, foi condenado pela Justiça Federal a 1 ano e 2 meses de detenção pelo crime de injúria contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi proferida pela juíza Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo, e publicada em 3 de outubro de 2024.
Além da pena de detenção, a condenação inclui o pagamento de uma multa de R$ 50 mil. Monark foi acusado de fazer ofensas ao ministro durante a gravação de um podcast, em 2023. Entre as expressões usadas por Monark, estavam insultos como “gordola” e “filho da puta”.
A juíza afastou a acusação de difamação, mas considerou o crime de injúria comprovado. Segundo a magistrada, Monark extrapolou o limite do direito à crítica ao proferir ofensas que afetaram a dignidade e o decoro de Flávio Dino.
A defesa do ministro, representada pela advogada Dora Cavalcanti, destacou que a sentença foi justa ao identificar a intenção de Monark em atacar a honra do ministro, indo além do direito de crítica. A juíza também afirmou que as ofensas, como “esse merda” e “um bosta”, foram insultos graves, incompatíveis com qualquer forma de crítica permitida.
Monark, representado pela Defensoria Pública, pode recorrer da decisão em liberdade. O processo chegou a ser suspenso em dezembro de 2023, mas a ação penal foi retomada em março de 2024, após decisão colegiada do tribunal.
Leia também: Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade