Amanhã (12), acontece a eleição dos 19 vereadores participantes do Câmara Jovem, programa institucional da Câmara Municipal de Ponta Grossa. O projeto conta com mais de 6,4 mil eleitores entre estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio. Após eleitos (as), os vereadores (as) irão participar do programa de Educação Política da CMPG, que irá começar em maio.
Este ano, o número de escolas inscritas para o processo eleitoral aumentou 58% em comparação a edição anterior. Em 2023, apenas 12 inscrições foram feitas. Dentre todas as escolas inscritas, 14 são públicas e cinco são particulares. A eleição da Câmara Jovem será feita em parceria com a Vara da Infância e Juventude, pelo programa Eleitor do Futuro.
O assessor da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Afonso Verner, explica a importância do programa para Ponta Grossa. “Nesse projeto, nós fornecemos uma oportunidade para os jovens conhecerem e praticarem a política institucional, como vereadores (as), e enfatizamos o exercício da cidadania para os eleitores (as)”, destaca.
Acompanhe a entrevista ao vivo com Afonso Verner, que coordenador o projeto e entenda como será o processo:
Com supervisão de Kauana Neitzel