Eleições 2024

Castro terá Seção Eleitoral especial para pessoas em prisão provisória

ballot-box-political-campaign-brazil-260nw-2429307341 Boca no Trombone ballot-box-political-campaign-brazil-260nw-2429307341
Os  municípios de Piraquara, Cascavel e  Londrina também  terão Seções Eleitorais especiais

O município de Castro contará com uma Seção Eleitoral especial destinada ao voto de pessoas em  prisão  provisória. Serão atendidos 27 eleitores na Seção 428 da 16ª Zona Eleitoral

A garantia do voto de pessoas em prisão provisória e de adolescentes em unidades de internação está prevista no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal de 1988 e nos artigos 42 a 53 da Resolução TSE n° 23.736/2023, que regulamenta o assunto para o pleito deste ano.

São consideradas pessoas em prisão provisória aquelas recolhidas em estabelecimentos penais sem condenação criminal transitada em julgado. Já o adolescente ou a adolescente em internação são os maiores de 16 e menores de 21 anos submetidos à medida socioeducativa de internação ou internação provisória, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 Os  municípios de Piraquara, Cascavel e  Londrina também  terão Seções Eleitorais especiais destinadas ao voto de pessoas em prisão provisória e de adolescentes em internação.

Os locais de votação atenderão 130 eleitoras e eleitores, somando mesárias, mesários, funcionárias e funcionários desses estabelecimentos. Em Piraquara, a 155ª ZE é responsável pela Seção nº 483, que possui o maior número de eleitores (47). A 68ª ZE de Cascavel é responsável pela Seção nº 675, em que o número de eleitores é de 35. Em Londrina (41ª ZE), na Seção nº 428, serão atendidos 27 eleitores e em Castro (16ª ZE), 21 eleitores.

A 104ª Zona Eleitoral (ZE) de Foz do Iguaçu também abriu uma Seção, mas não obteve o número mínimo de eleitores (20). 

Os juizes eleitorais de POnta Grossa ainda não se manifestaram quanto a possibilidade de seções especiais  para pessoas privadas de liberdade sem condenação transitada em julgado

.

 

Acordo de Cooperação

No dia 19 de março, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) promoveu a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica 003/2024, cujo objeto é a instalação de Seções Eleitorais em estabelecimentos penais em que haja presas e presos provisórios e em unidades de internação provisória tratadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)