Categorias: Campos GeraisDestaque

22ª Oranjefeest acontece neste sábado em Castro

A partir das 10 horas deste sábado (22) acontece a 22ª edição da Oranjefeest na Colônia Castrolanda. O evento com entrada gratuita celebra o Dia do Rei da Holanda (Koningsdag), mantendo viva a cultura e as tradições holandesas. Só no ano passado mais de duas mil pessoas visitaram o evento.

Esse ano 100 expositores vão estar participando e o público poderá aproveitar as barracas de artesanato, roupas, brinquedos, jogos, além das comidas típicas holandesas entre knijpertjes, poffertjes, bitterballen e bolachas. Também haverá música e apresentações culturais, com a Fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), do Boerenkoor – coral de fazendeiros e da Banda do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada.

Para um dos organizadores do evento, Rafael Rabbers, a expectativa do evento é que seja a maior Oranjefeest de todos os tempos pelo recorde de expositores, e acredita em um grande número de público.

Leia também: Vereadores de Castro pedem prorrogação de programa para profissionais autônomos e liberais

O nome ‘Oranjefeest’ cor laranja (oranje em holandês) representando a Holanda tem a ver com o sobrenome do Rei ‘ORANJE-NASSAU’. Rabbers explica que há muitos anos um dos ancestrais do Rei Hendrik III van Nassau se casou com uma senhora de Breda. “Eles receberam como posse a região francesa de Orange, ao qual o título Princípe de Oranje está ligado. Este título era hereditário, quando o filho de Hendrik faleceu sem deixar filhos, o título foi passado ao primo alemão Willem van Nassau. Este é conhecido como Willem van Oranje e é o antepassado da Casa Real de Oranje-Nassau. A família real surge a partir deste homem, por isso o atual Rei dos Países Baixos, Willem Alexander, também usa o título ‘Prins van Oranje-Nassau’. Como a família real tem a palavra ‘laranja’ em seu nome, esta cor se tornou a cor representativa do país e é muito usada no Dia do Rei”.

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Mulher espancada com o próprio celular após marido ler mensagem

Depois de bater na mulher, o homem saiu de casa levando o filho de um…

% dias atrás

Atletas de Tibagi conquistam seis ouros no Campeonato Paranaense de Powerlifting

Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…

% dias atrás

Homem condenado a 21 anos de reclusão é preso em PG

O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…

% dias atrás

Eleição para presidente da OAB de Ponta Grossa ocorre nesta sexta-feira (22)

Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…

% dias atrás

Educação: cidade da região recebe auditoria do Tribunal de Contas

Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…

% dias atrás

Incêndios: ano já teve o dobro de ocorrências de 2023

No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade