Campos Gerais Destaque

22ª Oranjefeest acontece neste sábado em Castro

IMG-20230420-WA0023 Boca no Trombone
Evento acontece a partir das 10 horas na Colônia Castrolanda. Foto: Divulgação

A partir das 10 horas deste sábado (22) acontece a 22ª edição da Oranjefeest na Colônia Castrolanda. O evento com entrada gratuita celebra o Dia do Rei da Holanda (Koningsdag), mantendo viva a cultura e as tradições holandesas. Só no ano passado mais de duas mil pessoas visitaram o evento.

Esse ano 100 expositores vão estar participando e o público poderá aproveitar as barracas de artesanato, roupas, brinquedos, jogos, além das comidas típicas holandesas entre knijpertjes, poffertjes, bitterballen e bolachas. Também haverá música e apresentações culturais, com a Fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), do Boerenkoor – coral de fazendeiros e da Banda do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada.

Para um dos organizadores do evento, Rafael Rabbers, a expectativa do evento é que seja a maior Oranjefeest de todos os tempos pelo recorde de expositores, e acredita em um grande número de público.

Leia também: Vereadores de Castro pedem prorrogação de programa para profissionais autônomos e liberais

O nome ‘Oranjefeest’ cor laranja (oranje em holandês) representando a Holanda tem a ver com o sobrenome do Rei ‘ORANJE-NASSAU’. Rabbers explica que há muitos anos um dos ancestrais do Rei Hendrik III van Nassau se casou com uma senhora de Breda. “Eles receberam como posse a região francesa de Orange, ao qual o título Princípe de Oranje está ligado. Este título era hereditário, quando o filho de Hendrik faleceu sem deixar filhos, o título foi passado ao primo alemão Willem van Nassau. Este é conhecido como Willem van Oranje e é o antepassado da Casa Real de Oranje-Nassau. A família real surge a partir deste homem, por isso o atual Rei dos Países Baixos, Willem Alexander, também usa o título ‘Prins van Oranje-Nassau’. Como a família real tem a palavra ‘laranja’ em seu nome, esta cor se tornou a cor representativa do país e é muito usada no Dia do Rei”.

Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica