Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (6), a 24ª edição do Agroleite em Castro. A feira considerada vitrine da tecnologia leiteira da América Latina e Capital Nacional do Leite, acontece até sexta-feira (9), na Castrolanda Expo Center, no Parque de Exposições Dario Macedo, a partir das 8 horas.
A abertura oficial do evento aconteceu pouco depois das 9h30 na Praça Central do local, com a presença do vice-governador Darci Piana e outros representantes políticos, órgãos e empresas. O momento também contou com o hasteamento de bandeiras, inauguração de um monumento em homenagem a imigração e a origem da Cooperativa Castrolanda e também sobre uma homenagem a jornalista e idealizadora do Agroleite, Leila Gomes.
Esse ano, o evento conta com 104 patrocinadores, 330 empresas marcam a presença na feira, 580 animais estão em exposição e espera a presença de até 150 mil pessoas. O presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, disse que a força do Agroleite está na união e na conexão que ela promove. “A Capital Nacional do Leite bem como toda a região dos Campos Gerais é uma referência em tecnologia aplicada nas propriedades, buscando a produtividade e qualidade do leite. Diferente do restante do Brasil, provemos que a produção do leite cresce entre 6% e 8% ao ano, ou seja, isso é tudo de investimento dos nossos produtores em genética, saúde animal, bem-estar e nutrição”. Willem também explica que a Castrolanda investiu bastante no parque, principalmente em infraestrutura, para proporcionar uma melhor experiência.
O vice-governador Darci Piana, detalha que das 10 maiores cooperativas da América do Sul, sete estão localizadas no Paraná. “Somos a 2ª maior bacia leiteira do país e daqui a pouco seremos o primeiro”. Darci também apontou que o estado está investindo em torno de R$ 55 bilhões nas 3.380 quilômetros de duplicação, mais de três mil quilômetros de rodovias vicinais foram realizadas, entre outros investimentos.
Leia também: História da produção leiteira será contada no Agroleite