Notícias Corporativas

Logística Multimodal é destaque em evento do setor, a Intermodal 2024

Logística Multimodal é destaque em evento do setor, a Intermodal 2024
Logística Multimodal é destaque em evento do setor, a Intermodal 2024
A demanda por serviços de logística integrada sinaliza um cenário de crescimento para quem opera no transporte multimodal e estimula os investimentos em ativos. Tema a qual foi destaque no último Interlog Summit, que ocorreu em março em São Paulo.

Desde de 2020 o Brasil tem direcionado ações para a expansão da malha marítima, como forma de aumentar a atuação dessa malha dentro do próprio Brasil e para exportação, como explica a matéria do Jornal da USP. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), pela portal da Agência Gov, o segmento movimentou 290,1 milhões de toneladas, ligeira expansão de 1,6% em 2023, e apresentou crescimento de 11,44% agora em fevereiro, esse crescimento foi puxado principalmente por cargas conteinerizadas, com destaques também para os crescimentos de granéis sólidos e líquidos. A movimentação de contêineres atingiu 11,2 milhões de toneladas, um aumento de 29,19% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando 1 milhão TEUs, com crescimento de 24,5% em fevereiro de 2024. Desse total, 7,7 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso e 3,4 milhões por cabotagem.

O Brasil é um país que possui cerca de 8 mil km de costa, nos últimos anos, a Cabotagem cresceu em um ritmo acelerado no Brasil. Segundo um estudo de 2018 do Instituto Ilos, para cada 1 contêiner atualmente na cabotagem, existem outros 4,8 que seriam captáveis pelo modal aquaviário no país. O Instituto afirma, ainda, que 21% das grandes indústrias brasileiras, aquelas que movimentam maior volume de cargas, têm a intenção de trocar de modal: sair do rodoviário e optar pela cabotagem nos próximos anos. Segundo dados do mesmo instituto, de 2022, o Brasil conta com 63% da produção sendo escoada pelas rodovias, 19% da produção passando pelas ferrovias nacionais, enquanto o transporte aquaviário movimenta apenas 13% das cargas. Em termos de comparação, na China, 44% da produção é escoada pelo modal aquaviário. Ou seja, existe muito espaço ainda a ser ocupado pela cabotagem, dados da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem.

Segundo matéria da Intermodal Digital, a secretária especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil da Presidência da República, Amanda Seabra, esteve no evento e revelou os planos do Governo Federal para alcançar esse objetivo, que incluem dezesseis leilões e dois projetos pioneiros envolvendo portos importantes para o PIB brasileiro. Segundo ela, o PPI proporciona constante contato do Estado com o mercado, alinhando as expectativas do investidor e do país com o escoamento da produção, além de melhorar as entregas.

Em uma operação logística que integra armazenagem, rodovia, ferrovia e porto, a expectativa é repetir a movimentação de açúcar e de fertilizantes registrada em 2023. O mesmo tende a acontecer na siderurgia, apesar do momento difícil do setor. Já no agronegócio, o fenômeno climático El Niño impactou a produtividade em algumas regiões e acendeu o sinal de alerta em relação à quebra de safra. 

Segundo dados da ABIFE- Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, a projeção para o setor de transporte multimodal via cabotagem neste ano é de alta entre 6% e 12% no volume de cargas movimentadas, depois de um crescimento tímido registrado no quatro trimestre de 2023. Vai depender, entretanto, do clima, destino de cerca de 40% do escoamento por esse modal.

Para o Diretor da Complex Multimodal que atua na logística marítima de armazenamento e containers, Valerio Barbosa, o setor de transporte marinho no Brasil está em constante crescimento e o incentivo ao consumo das famílias, especialmente de itens considerados importantes para o transporte multimodal, como alimentos, produtos de limpeza e higiene e bens de consumo duráveis, pode impulsionar o volume de carga movimentada. Para ele, “programas de incentivo ao crescimento do governo para empresas, como o BR do Mar, mesmo que ainda não liberado, demonstram o objetivo na evolução desse modal para suprir a demanda nacional e a capacidade disponível para futuras ampliações de frota ou novas rotas, além disso, programas como o Desenrola Brasil, do governo Federal, que tem como objetivo recuperar as condições de créditos de quem tem dívidas negativadas, são fundamentais para a retomada do fluxo de mercadorias, além disso, é importante a retomada da economia para o investimento da iniciativa privada e pública, além de investidores estrangeiros nas multimodais brasileira.”


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR