Notícias Corporativas

Práticas sustentáveis reduzem o impacto de resíduos da construção civil

Práticas sustentáveis reduzem o impacto de resíduos da construção civil
Práticas sustentáveis reduzem o impacto de resíduos da construção civil
A proposta é que todo resíduo gerado deverá ser reaproveitado e transformado.

De acordo com o ranking da United States Green Building referente a 2023, o Brasil se destaca como o quarto país com maior número de construções sustentáveis no mundo.

As mudanças climáticas e a crescente demanda por sustentabilidade em diversos setores impulsionam uma transformação significativa na forma como as construções são concebidas e realizadas.

Nos empreendimentos que apresentam uma qualidade construtiva, todos os detalhes são pensados desde o projeto até a entrega, para garantir o mínimo de impacto possível ao meio ambiente.

“À medida que o desenvolvimento urbano avança sem integrar práticas sustentáveis, os efeitos das mudanças climáticas não só colocam em risco as populações humanas, mas também comprometem a estrutura de cidades, exigindo a implementação de medidas de adaptação para lidar com eventos extremos”, enfatiza Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A Organização das Nações Unidas (ONU), alerta que a construção civil responde por cerca de 11% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) decorrentes de atividades humanas. Isso inclui as emissões associadas à produção de materiais de construção, à construção e demolição de edifícios e à operação e manutenção dos edifícios ao longo de sua vida útil.

Para Susi Uhren, especialista em gestão ambiental e fundadora da Singular Ambiental, a urbanização pode alterar os padrões naturais de precipitação, resultando em maior escorrimento superficial, devido a impermeabilização do solo, e menor infiltração de água, isso pode levar a enchentes repentinas, erosão do solo, contaminação da água e destruição de habitats naturais, exacerbando os impactos das chuvas intensas e das tempestades. 

Segundo o Prof. Dr. Rodrigo Geraldo, coordenador da graduação em Engenharia Civil do Centro Universitário Facens , a edificação sustentável é um componente de suma importância para que uma cidade seja inteligente, uma vez que se adere a eixos como urbanização, energia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.

“O descarte incorreto de materiais de construção pode causar problemas como afetar redes de água fluviais, provocando enchentes e, em casos mais graves, poluir o solo e as águas subterrâneas”, finaliza Vininha F. Carvalho.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa