Notícias Corporativas

Saúde digital aproxima médicos e pacientes

Saúde digital aproxima médicos e pacientes
Saúde digital aproxima médicos e pacientes
A saúde digital está se tornando um vetor de mudança significativa na forma como médicos e pacientes interagem e se compreendem.

A incorporação de tecnologias digitais no campo da saúde já faz parte do dia a dia no atendimento médico, desde a implementação de prontuários eletrônicos e o uso da Inteligência Artificial até o emprego de dispositivos vestíveis. No Brasil, o orçamento para a saúde digital atingiu o valor de R$ 1,08 bilhão em 2023, segundo dados do Boletim de Monitoramento do Orçamento da Saúde Digital

 

Nesse sentido, as inovações tecnológicas têm demonstrado sua capacidade de melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados. De acordo com dois estudos citados por um artigo do Annals of Internal Medicine, sistemas de prescrição reduziram os erros de medicação e reações adversas a medicamentos, o que evidencia um dos impactos positivos da tecnologia na prática médica.

 

Mas além de otimizar tratamentos e diagnósticos, as tecnologias digitais estão reformulando a dinâmica entre médicos e pacientes, tornando o acesso à saúde mais aberto e personalizado. Segundo um estudo da Revista Brasileira de Terapia Intensiva, o uso de registros eletrônicos de saúde tem sido associado a melhorias no tratamento e na satisfação dos pacientes por 84,65% dos participantes entrevistados

 

A saúde digital também permite que indivíduos monitorem aspectos vitais da sua saúde por meio de aplicativos e dispositivos vestíveis, gerando dados em tempo real que, quando compartilhados com profissionais de saúde, contribuem para um acompanhamento mais detalhado e personalizado, facilitando diagnósticos mais precisos, conforme mencionado em um artigo da JMIR Mhealth and Uhealth.

 

Para Richard Rivière, co-fundador e CEO da empresa Versatilis System, os prontuários eletrônicos representam uma parte fundamental dessa evolução, pois facilitam a gestão de informações de saúde e promovem uma comunicação eficaz entre diferentes especialistas. Essa interconexão garante um histórico médico acessível e atualizado, crucial para um atendimento coordenado e seguro.

 

A telemedicina é outra modalidade que se consolidou como um elemento chave nesta nova era, proporcionando atendimento médico sem as barreiras físicas tradicionais. Com ela, é possível expandir o acesso à saúde para populações em áreas remotas, facilitando o acesso a especialistas de qualidade, conforme o caso do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Universitário de Coimbra, mencionado em um artigo da Revista Saúde e Sociedade

 

No entanto, mesmo com todos os benefícios, a transição para uma abordagem de saúde mais tecnológica requer a construção de uma infraestrutura de segurança e a implementação de políticas de privacidade para proteger informações sensíveis. Ainda segundo Richard, os sistemas médicos e prontuários eletrônicos colaboram bastante neste quesito. 

 

“A saúde digital é um caminho sem volta e está redefinindo os paradigmas de cuidado médico, caminhando para um futuro onde o atendimento é mais acessível, preventivo e centrado no paciente”, completa Richard.

 

Assim, mesmo com os desafios, a abordagem colaborativa entre tecnólogos, profissionais da saúde e pacientes promete maximizar cada vez mais os benefícios dessa revolução digital na saúde.

 

Para mais informações, basta acessar: https://www.versatilis.com.br/.

 


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG