Notícias Corporativas

Escassez de mão de obra gera oportunidades na Alemanha

Escassez de mão de obra gera oportunidades na Alemanha  Escassez de mão de obra gera oportunidades na Alemanha
Escassez de mão de obra gera oportunidades na Alemanha
O Instituto de Economia Alemão destaca a imigração como uma solução para a escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha. Sem mudanças significativas, a previsão é de que a escassez de trabalhadores na Alemanha continue a crescer até 2027. O relatório sublinha que a imigração é vista como uma solução crucial e enfatiza a necessidade de políticas eficazes para atrair e integrar esses imigrantes no mercado de trabalho alemão.

Amelie Constant, ex-diretora do Instituto de Economia do Trabalho – Bonn, Alemanha (IZA) no artigo Germany’s Immigration Policy and Labor Shortages relatou que a escassez de mão de obra qualificada na Alemanha é atribuída a vários fatores, incluindo o envelhecimento da população, baixas taxas de natalidade e a inadequação entre as habilidades dos trabalhadores disponíveis.

O artigo descreve que o mercado de trabalho alemão enfrenta desafios significativos com a redução da força de trabalho, que de 50 milhões de trabalhadores ativos em 2008, poderá cair para 32,6 milhões até 2060. A baixa taxa de fertilidade que oscila entre 1,2 a 1,4 filhos por casal, uma das menores da Europa, agrava ainda mais essa situação exigindo políticas públicas urgentes de incentivo à natalidade e imigração qualificada.

Conforme o Escritório Federal de Estatística Alemão (Destatis), a taxa de natalidade atingiu 1,35 filhos por mulher no segundo semestre de 2023. Esta taxa está muito abaixo da necessária para a reposição sustentável da população que seria de 2,1 filhos por mulher segundo a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz.

O número de nascimentos na Alemanha foi, portanto, 5,6% menor comparativamente à média dos anos de 2019 a 2021 com declínio de 7,1% em relação a 2021. Além disso, as taxas de natalidade atingiram níveis baixos semelhantes aos primeiros trimestres de cada um dos anos de 2006 a 2013.

Imigração como solução e oportunidades de trabalho na Alemanha

O relatório do Instituto de Economia Alemão IW labor market forecast 2027: Immigration can compensate for ageing reforça a importância da imigração como uma solução para a escassez de trabalhadores qualificados. Sem mudanças significativas, a previsão é de que a escassez de trabalhadores na Alemanha continue a crescer até 2027. O relatório sublinha que a imigração é vista como uma solução crucial e enfatiza a necessidade de políticas eficazes para atrair e integrar esses imigrantes no mercado de trabalho alemão.

A professora e escritora Regina da Silva, membro da Academia Luziense de Letras e Artes de Santa Luzia-MG atualmente residente em Tübingen (Tubinga) na Alemanha, compartilha a experiência como imigrante: “Hoje, a Alemanha passa por uma crise de mão de obra e por isso se tornou um país cheio de oportunidades. Ando pelas ruas de Tübingen e observo muitos estabelecimentos oferecendo vagas de emprego, às vezes o ônibus ou o trem é cancelado por falta de motorista. Uma padaria no centro da cidade fechou por falta de funcionários e em todos os setores procura-se por trabalhadores. Vale lembrar que a Alemanha é um dos países que melhor paga salários na Europa e oferece muitos benefícios sociais. O idioma alemão pode ser um desafio no início, mas com disciplina e dedicação se chega longe”.

Bolsas de estudo e oportunidade profissionais na Alemanha

Para aqueles que buscam estudar na Alemanha, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferece uma das maiores plataformas de bolsas de estudo, cobrindo desde as mensalidades até o seguro-saúde e custos de viagem. Estudantes estrangeiros que desejam trabalhar na Alemanha após a conclusão dos estudos encontram no DAAD um aliado fundamental para alavancar carreiras.

A Bundesagentur für Arbeit é uma das principais agências governamentais responsável pelo mercado de trabalho na Alemanha. Esse portal fornece informações sobre como trabalhar na Alemanha, os setores com maior demanda por profissionais e como iniciar o processo de imigração.

A Importância de aprender alemão para o crescimento pessoal e profissional

Aprender alemão não só abre portas para o mercado de trabalho, como também oferece vantagens cognitivas significativas. O estudo de Martha G. Abbott The Benefits of Second Language Learning, mostra que aprender um novo idioma melhora habilidades linguísticas, fortalece a memória, a atenção e a capacidade de resolução de problemas, além de retardar o declínio cognitivo.

O escritor e economista Diercio Ferreira, franqueado da escola de idiomas Yázigi na unidade Pampulha em Belo Horizonte-MG, destaca que “a fluência em alemão é uma vantagem estratégica em processos seletivos e negociações internacionais, ampliando as possibilidades de emprego em empresas multinacionais e setores chave da economia global, como engenharia, tecnologia e finanças. Em suma, dominar o alemão é uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e profissional, especialmente em um mundo cada vez mais interconectado”.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)